Fatores de risco: Iluminação
Publicado por INBRAEP em 9 de outubro de 2024
Você sabe quais são os fatores de riscos relacionados à iluminação no local de trabalho? Uma iluminação insuficiente interfere nos níveis de desempenho dos trabalhadores. Esse fato pode resultar na diminuição do ritmo de trabalho, na menor percepção de detalhes, aumento de erros ao executar determinados serviços, além da elevação dos índices de acidentes de trabalho.
A iluminação inadequada em ambientes de trabalho pode ocasionar, por exemplo:
- desconforto;
- distração visual;
- irritação;
- dor de cabeça;
- imprecisão na realização de tarefas; e
- acidentes de trabalho quando o trabalhador não consegue enxergar nem a sinalização e nem as máquinas em movimento.
Por isso, no Brasil, há legislações específicas sobre a iluminação em locais de trabalho, sendo a Norma Regulamentadora (NR-17) a principal delas.
Sendo assim, vale ressaltar que a iluminação inadequada em um ambiente de trabalho tem a capacidade de interferir diretamente na produtividade e também na saúde mental e física de um indivíduo. Mas não somente isso, como também um ambiente mal iluminado pode ser a causa direta de um acidente de trabalho.
Dicas para uma boa iluminação no ambiente de trabalho
Para que seja possível um maior conforto no ambiente de trabalho e, consequentemente, evitar possíveis acidentes, existem algumas possibilidades para uma melhoria na iluminação, sendo elas:
- Prioridade pela iluminação natural;
- Manter mesas de escritório ou caixas de lojas comerciais o mais próximo possível de janelas, para aproveitamento da luz natural;
- Para maior custo benefício, usar lâmpadas LED;
- Preferir pinturas de tons claros nas paredes e tetos no ambiente de trabalho;
- Para uma iluminação eficiente, centralizar o feixe de luz principal e posicionar os outros menores em pontos estratégicos.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de doenças ocupacionais que irão garantir sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1 – LABORE, Saúde Ocupacional. ILUMINAÇÃO E ERGONOMIA NR17. Maringá, 2019.
2 – BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora NR 17 – Ergonomia (Atualizada 2022).
3 – OLIVEIRA, Ana Flávia. Iluminação do ambiente: entenda como ela afeta toda a equipe.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .