Estacionamento Rotativo
Publicado por INBRAEP em 6 de novembro de 2023
Você sabe a punição de não cumprir as regras de um estacionamento rotativo? Para dirigir um veículo de uma empresa é necessário atenção dobrada, pois com essa liberdade, existem muitas responsabilidades. O transporte com veículos individuais é cada vez mais comum, mas, apesar dessa facilidade, isso também tem como resultado vias mais congestionadas. Para isso, o estacionamento rotativo é um grande aliado, já que possibilita que as vagas sejam usadas e pouco tempo depois estejam disponíveis para uso.
O estacionamento rotativo é gerenciado pelas prefeituras de cada cidade, mas algumas administrações preferem contratar empresas terceirizadas de estacionamento. As regras para utilizar o estacionamento são diferentes para cada cidade, por isso, é responsabilidade do condutor se informar a respeito disso.
Algumas formas de se manter informado é prestando atenção no que diz a placa do estacionamento, consultar o texto impresso atrás do talão ou até mesmo verificar se a cidade oferece um aplicativo que administra as vagas do município.
O tempo de uso da vaga, também vai mudar conforme as regras da cidade, mas no geral, a maioria permite que o veículo fique no máximo duas horas na vaga. Mas atenção, seja qual for a regra, ela sempre deve estar na placa de sinalização.
Apesar do estacionamento rotativo apresentar vantagens, é preciso ter cuidado, pois o condutor pode ser multado e receber cinco pontos na carteira se não cumprir as regras.
Desta forma, fica evidente que para evitar maiores problemas para si e para a empresa que você trabalha, seja levado em consideração a regulamentação de cada cidade referente ao estacionamento rotativo.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Direção Defensiva. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento para a prevenção de acidentes no trânsito, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade durante a condução de veículos. Para mais informações, acesse o curso de Direção Defensiva.
Referências:
1 – ANGELO, Bárbaro. AUTOPAPO. In: Regras do estacionamento rotativo mudam de acordo com a cidade. Brasil, 8 dez. 2018.
2 – FONSECA, Gustavo. Doutor multas. In: Estacionamento Rotativo: Regras e Como Funciona a Isenção. Brasil, 30 out. 2017.
3 – GOVERNO FEDERAL. Código de Trânsito Brasileiro. [S. l.], 1997.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .