Equipamentos Isolantes de Proteção Coletiva para Eletricidade
Publicado por INBRAEP em 28 de setembro de 2023
Você sabe como devem ser utilizados os equipamentos isolantes de proteção coletiva para eletricidade? Ao realizar serviços com eletricidade, é necessário garantir a segurança de quem trabalha nessa área. Para isso, existem equipamentos que possuem isolantes elétricos. É com a utilização deles, que precisam estar compatíveis com o nível de tensão.
Como são usados por um tempo limitado, a proteção isolante é temporária. São utilizados em casos de manutenção ou reparo em locais onde os condutores podem ser energizados acidentalmente.
Esses dispositivos de isolação devem ser bem acondicionados para evitar sujeiras e umidade que possam torná-los condutivos acidentalmente. Além disso, devem ser inspecionados e testados sempre que necessário, ou pelo menos uma vez ao ano, conforme estabelece a NR-10.
Alguns exemplos dos Equipamentos Isolantes de Proteção Coletiva para Eletricidade são:
- Coberturas Isolantes
- Tapetes isolantes
- Ferramentas Compartilhadas com Isolantes elétricos
- Equipamentos de uso coletivo que podem possuir isolação elétrica, como por exemplo andaimes, cestas aéreas, calhas, escadas, plataformas, sendo construídos com materiais dielétricos, especialmente para os trabalhos com eletricidade.
Desta forma, com esses equipamentos, evita-se acidentes mais graves e também o risco de morte.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
1 – Ministério do Trabalho e Emprego. NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2019.
2 – CERIM. Normas e Procedimentos de Segurança: EPI/EPC. Mairinque (SP), 2016.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .