EPI para Proteção dos Pés
Publicado por INBRAEP em 31 de julho de 2025
Você conhece os EPI’s de proteção para os pés? Existem diversos riscos para os pés do trabalhador nos mais diversos setores, podendo ser por meio de quedas, rolamento de materiais pesados, riscos elétricos, substâncias quentes ou corrosivas, e até mesmo uma área escorregadia. Sendo assim, é obrigatório o cumprimento da NR-06 que rege sobre os equipamentos de proteção individual.
No entanto, mesmo sabendo da importância do uso dos calçados para cada atividade específica, alguns trabalhadores ainda não utilizam de forma correta ou até deixam de usar, por isso, é necessário que tenha algum funcionário responsável por fiscalizar a utilização dos EPI’s da forma adequada, bem como o armazenamento conforme as exigências da NR-06.
Alguns dos tipos de ferimentos mais comuns que ocorrem quando não há a utilização dos equipamentos de proteção para os pés, sendo: luxações, torções, escoriações, cortes, fraturas, esmagamentos, amputações, queimaduras entre outros.
Material do EPI:
Para adquirir os calçados e estabelecer a segurança dos trabalhadores, o empregador precisa se basear no ambiente em que todos estão alocados, escolhendo o material correto, que normalmente é um dos seguintes:
- Revestimento impermeável: Acrescentado ao EPI para proteção dos pés, sendo assim, o forro mantém a água fora, mas o suor é eliminado.
- Couro: São resistentes à água, duradouros e de fácil manutenção. São mais pesados e menos ventilados que os de malha de nylon, mas costumam ter mais durabilidade, por isso, são uma ótima escolha para condições de trabalho mais difíceis.
- Combinação de malha de nylon e couro: É ótima para climas mais quentes por normalmente não pesar muito, costuma ser flexível e ventilado, mas apresenta menor resistência à água do que as botas de couro.
É importante lembrar que as solas são apropriadas às condições de trabalho, pois resistem ao deslizamento e protegem os pés do calor, punção e choque elétrico.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências
1 – FREITAS, Alvaro. EPI – Proteção para os pés. CM CENTER.
2 – Ministério do Trabalho e Emprego, MTE, NR 06 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, 01/02/2023, Portaria MTP 2.175, de 28/07/2022).
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .