Doenças do trabalho com eletricidade
Publicado por INBRAEP em 10 de fevereiro de 2021
Você sabe quais são os riscos dos trabalhos que envolvem eletricidade e quais as doenças relacionadas a essa atividade? As profissões que envolvem eletricidade estão entre as profissões que possuem um alto índice de periculosidade e que resultam negativamente na saúde e no bem estar do trabalhador. Essas consequências geradas são devidas principalmente pelo aumento na jornada e volume de trabalho, pressões de prazos e de responsabilidade, aumento da competitividade, equipamentos e instalações precárias.
Uma das doenças mais comuns e voltadas aos profissionais que trabalham com energia elétrica são as lesões por alto campo de força elétrico que podem resultar em edema maciço, o qual, o sangue nas veias coagula e os músculos intumescem, resultando em síndrome compartimental. O edema maciço pode também causar hipovolemia, que é a diminuição do volume de plasma sanguíneo e hipotensão, que é a pressão baixa.
A destruição muscular pode resultar em rabdomiólise, uma ruptura no tecido muscular que causa a liberação de uma substância tóxica no sangue podendo danificar o rim. As consequências da disfunção de órgãos nem sempre se correlacionam com a quantidade de tecido destruído, por exemplo fibrilação ventricular, que é a alteração do ritmo cardíaco, pode ocorrer relativamente com pouca destruição do tecido.
Distúrbios provocados pela eletricidade:
- Hemólise;
- Coagulação de proteínas;
- Necrose por coagulação do músculo e de outros tecidos;
- Trombose;
- Desidratação;
- Avulsão de músculos e tendões, entre outros.
Programas de acompanhamentos à saúde do trabalhador são o caminho para minimizar as doenças ocupacionais.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências:
CASTRO, Larissa Reis e et al. ACIDENTES DE TRABALHO EM ATIVIDADES COM ENERGIA ELÉTRICA. [S. l.], 2018.
RUNDE, Daniel P. Lesões por choque elétrico. [S. l.], 2018.
SINTICEL (ESPÍRITO SANTO). Conheça os riscos ergonômicos encontrados nas empresas. [S. l.], 11 jun. 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .