“Criança Segura, Futuro Feliz II”
Publicado por INBRAEP em 21 de janeiro de 2019
O projeto “Criança Segura, Futuro Feliz” teve continuação no último ano (2018).
Tendo algumas mudanças, o projeto em 2018 focou principalmente em trazer as problemáticas do cotidiano a serem resolvidas acerca da segurança e saúde da educação infantil da rede pública de Itajaí SC.
O objetivo do projeto é atingir as crianças para que no futuro sejam adultos mais conscientes perante a segurança, o meio encontrado foi introduzir a segurança como parte da brincadeira, ou seja, fazer com que os cuidados sejam vistos como algo natural.
Com isso, foi distribuído em duas Creches da cidade de Itajaí os kits “Criança Segura, Futuro Feliz”, onde é composto por um conteúdo desenvolvido pelo INBRAEP, com dicas de segurança para as crianças em suas brincadeiras, com figuras para colorir, e uma caixa de giz. E esse ano, teve o complemento que fez muito sucesso, se trata do jogo “Primeiros Laços” desenvolvido pela marca “Brincadeira de Criança”, o INBRAEP forneceu para as creches os jogos, onde cada sala ganhou em torno de dois jogos, para que as crianças brinquem juntas e desenvolvam as habilidades propostas.
O jogo “Primeiros Laços” é confeccionado em madeira, este brinquedo estimula a coordenação motora, concentração, noção espacial, e claro, ensina a criança a fazer o laço do calçado de uma forma lúdica e divertida, evitando acidentes durante as brincadeiras, como por exemplo, tropeçar e se machucar.
Foram atendidas 112 crianças no CEI Lea Leal de Souza e 170 crianças no CEI Antonieta Moreira dos Santos, totalizando 282 crianças atingidas pelo projeto. Projeto almejou:
- Conscientizar e Assegurar referente a saúde e segurança para as crianças;
- Formar adultos consciente e responsáveis em relação a segurança e saúde;
- Proporcionar momentos de lazer e diversão;
- Conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância da Segurança;
- Viabilizar um aprendizado divertido e saudável;
- Contribuir com o crescimento e desenvolvimento;
- Diminuir o índice de acidentes e doenças;
O INBRAEP percebe através da sua experiência, a resistência por parte dos trabalhadores e de empresas em seguir e implementar as normas regulamentares referente a saúde e segurança no trabalho, uma vez, que tratam essas como mera obrigação, não conseguindo compreender, muitas vezes, que a segurança e saúde são a base para uma vida digna e feliz, seja na vida profissional ou pessoal. Projetos como esse vem para desconstruir essa mentalidade antiga, criando uma consciência de que ser seguro e saudável é algo agradável e deve ser encarado como algo natural e não apenas para cumprir legislações vigentes.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .