Contenção e Confinamento de Vazamentos
Publicado por INBRAEP em 22 de junho de 2023
Você conhece as técnicas de contenção e confinamento em espaços confinados e abertos?
No manuseio, transporte e armazenamento de inflamáveis e combustíveis é preciso prestar especial atenção em possíveis vazamentos e derramamentos, pois acidentes deste tipo causam danos à saúde e ao meio ambiente e, se envolver fogo, podem também causar riscos ao patrimônio e à vida. Normalmente, a principal causa de acidente está na negligência com os protocolos de segurança e falhas nos processos.
Há normativas da ABNT que visam a segurança em toda a cadeia de atividades que envolvam um produto perigoso e que apresentam uma série de determinações visando a prevenção de acidentes e o bem estar de toda a coletividade, pois um vazamento não contido torna-se um derramamento e, se o mesmo não for contido, pode estender seus riscos ao meio ambiente, contaminando rios, lagos e solo, atingir o lençol freático e águas subterrâneas, além de contaminar o ar. Tais situações são extremamente graves, podendo causar a extinção da fauna e da flora, intoxicação ou morte das pessoas e inúmeros outros danos à comunidade local.
Para que as atividades e os processos sejam mais seguros e os riscos minimizados, é essencial que as empresas cumpram as normas de segurança e ofereçam planos de prevenção e contenção, tomando medidas básicas para a prevenção de vazamentos e garantir a segurança no manuseio.
Se mesmo após todos os cuidados o vazamento e/ou derramamento acontece, é necessário entrar com ações de contenção e confinamento. Uma resposta rápida e ação correta são fundamentais para a contenção do vazamento e impedir um acidente de grandes proporções. Essas ações devem estar no Plano de Resposta a Emergências da Instalação no intuito de evitar que um acidente evolua a um desastre. O plano é formatado para cada instalação, porém seguem etapas em comum como avaliação dos riscos, seleção de EPI, contenção do vazamento, remoção, limpeza e descontaminação.
As ações emergenciais a serem adotadas nos acidentes com derramamento de inflamáveis e combustíveis são desencadeadas tanto pela empresa a partir do plano de emergência quanto pelos órgãos públicos envolvidos, e dependem das características do acidente, do produto vazado e do local.
Os principais objetivos das ações de contenção e controle de vazamentos de produtos perigosos consistem em minimizar a extensão da contaminação e os consequentes riscos.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-20 sobre Segurança e Saúde com Inflamáveis e Combustíveis. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-20.
Referências
- ABNT. Norma Brasileira. NBR 14064: Transporte rodoviário de produtos perigosos — Diretrizes do atendimento à emergência, [S. l.], 6 jan. 2022.
- O QUE FAZER EM CASO DE VAZAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS?. [S. l.], 1 dez. 2020.
- ACIDENTE químico: medidas para evitar o vazamento químico. [S. l.], 26 mar. 2022.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .