Consequências dos Acidentes de Trabalho
Publicado por INBRAEP em 23 de janeiro de 2024
Você sabe quais são as possíveis consequências dos acidentes de trabalho para o trabalho, para a empresa e para a sociedade? A segurança do trabalho é um assunto muito importante, que não interessa apenas aos trabalhadores, mas também às empresas e a sociedade em geral. Pois um acidente do trabalho causa sofrimentos ao trabalhador e as pessoas ligadas a ele, além de provocar despesas ao sistema de saúde, no que se refere ao atendimento, tratamento e acompanhamento, bem como a sociedade em geral, pois o trabalhador passa a receber seus direitos previdenciários, que são pagos por todos os trabalhadores e empresas.
Consequências ao trabalhador
Um acidente de trabalho pode levar o trabalhador a se ausentar da empresa por algumas horas, o que é chamado de acidente sem afastamento. Outras vezes, um acidente pode deixar o trabalhador impedido de realizar as atividades por dias seguidos, meses, ou de forma definitiva, tendo o chamado acidente com afastamento, que pode resultar na incapacidade temporária, ou na incapacidade parcial e permanente ou, ainda, na incapacidade total e permanente para o trabalho. Além disso, o trabalhador ainda pode sofrer com danos físicos, emocionais, psíquicos e morais.
Consequências à empresa
As empresas perdem social e financeiramente com os acidentes. Entre os custos mais óbvios estão:
- Paralisação de setor, equipamentos e maquinário;
- Salário dos 15 ou 30 primeiros dias após o acidente;
- Comoção e trauma coletivo;
- Prejuízos referentes à imagem da empresa;
- Destruição ou danificação de produtos, matéria prima, máquinas, veículos, equipamentos e outros insumos; e
- Dentre outros custos.
Consequências a sociedade
Além dos trabalhadores e empresas que podem ser diretamente afetados pelos acidentes e doenças ocupacionais, a sociedade em geral também é atingida. Geralmente, os trabalhadores que estão em melhor condição física e estão em maior número dentro da população economicamente ativa, acabam sendo os afetados por algum tipo de acidente ou doença ocupacional. Ou seja, esses trabalhadores afetados, em sua maioria, sustentam famílias e exercem papéis importantes dentro das empresas, o que afeta diretamente a sociedade.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade nas atividades e extinção de possíveis riscos no ambiente de trabalho. Para mais informações, acesse o curso da CIPA.
Referências
1- FREITAS, DJALMA DIAS. Acidente de trabalho: causas e suas consequências. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 15 mar 2021.
2 – EPSSO, Saúde empresarial completa. OS IMPACTOS DOS ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS. 2018.
3 – OLIVEIRA, Rodrigo Alessandro de. MOREIRA, Hermom Leal. Consequências dos acidentes do trabalho. Qualidade e produtividade na Engenharia de Produção. 2012.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .