Conhecimentos e Utilização dos Sistemas de Segurança Contra Incêndio
Publicado por INBRAEP em 6 de agosto de 2024
Você sabe quais os conhecimentos teóricos e práticos necessários para garantir a prevenção contra incêndios? Para que uma empresa tenha profissionais preparados para situações de emergência com inflamáveis e combustíveis, será necessário realizar uma complementação prática com orientações que atendam aos seguintes procedimentos:
- Treinamento para uso dos extintores para princípios de incêndio: É um treinamento prático que visa o conhecimento dos trabalhadores sobre extintores de incêndio para que possam manusear o equipamento em caso de eventuais acidentes.
- Procedimentos para o uso do Sistema de Alarme de Incêndio: No Sistema de Segurança Contra Incêndio está contido o Sistema de Alarme de Incêndio, ou SDAI, e é fundamental a aplicação de uma aula prática para melhor compreensão dos colaboradores acerca desse sistema.
- Procedimentos para Abandono de Área em Caso de Emergência: Um incêndio é uma situação de emergência muito perigosa que pode colocar em risco a vida dos envolvidos. Por isso é essencial que seja feita uma simulação de incêndio realizando o procedimento de abandono de área em caso de emergência.
- Simulado do Plano de Resposta a Emergência: O Plano de Resposta a Emergência são ações que devem ser seguidas e implementadas em acidentes de derramamento ou vazamento de inflamáveis e líquidos combustíveis, incêndios ou explosões segundo a NR-20.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
1- NORMA REGULAMENTADORA. MINISTÉRIO DO TRABALHO. NR-20. Segurança e Saúde no Trabalho com inflamáveis e combustíveis, [s. l.], 2019.
2- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. UFRN; SALDANHA, ARTUR HENRIQUE SOUZA. Desenvolvimento De Sistema De Gerenciamento De Manutenção De Extintores De Incêndio. Dissertação de Mestrado, [s. l.], 2017.
3- SANTA CATARINA. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. Sistema de Detecção de Alarme de Incêndio. IN 12, [s. l.], 28 set. 2022.
4- USP. HOSPITAL DAS CLÍNICAS. Programa de treinamento de combate a princípios de incêndio. Revista Qualidade HC, [s. l.], 2016.
5- NORMA REGULAMENTADORA. MINISTÉRIO DO TRABALHO. NR-7. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, [s. l.], 9 mar. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .