Conheça os procedimentos de avaliação da atmosfera dos espaços confinados
Publicado por INBRAEP em 30 de setembro de 2025
Você sabe como é feita a avaliação da atmosfera dos espaços confinados? A avaliação atmosférica inicial é fundamental para se detectar quais os agentes de riscos atmosféricos existentes no espaço confinado, mesmo antes de abri-lo totalmente, ou ainda, para detecção de vazamentos ocorridos nos períodos em que esse espaço esteve sem trabalhadores no seu interior.
Alguns procedimentos são fundamentais para garantir uma atmosfera segura para os trabalhadores nos espaços confinados, como por exemplo:
- As avaliações atmosféricas iniciais, que deverão ser realizadas sempre fora do espaço confinado, por meio de instrumentos, como sonda ou mangueira inserida em seu interior.
- A utilização de mangueiras que apresentem comprimento e/ou diâmetro diferentes dos recomendados pelo fabricante poderá alterar de forma significativa os resultados das avaliações.
Para a realização de atividades em espaços confinados de forma segura é crucial manter sempre as condições atmosféricas em limites aceitáveis durante a entrada e a realização dos trabalhos. Além disso, conforme determina a NR 33, é necessário que as avaliações iniciais sejam sempre realizadas com os trabalhadores autorizados, vigias e supervisor de entrada fora do espaço confinado, com o uso de mangueira ou sonda inserida no interior desse local.
Todo o processo de entrada, realização de atividades e saída dos espaços confinados deverá ser continuamente monitorado com o uso de detectores portáteis, afixados nos trabalhadores autorizados, além de instalação de detectores fixos, que podem ser instalados em pontos próximos às válvulas, tubulações e outros locais em que possam surgir vazamentos, ou mesmo a formação de contaminantes no decorrer da execução das atividades.

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados através da implantação de medidas de proteção, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.
Referências
1 – SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Legislação: Norma Regulamentadora 33 (NR-33). / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Brasília: Senar, 2018. (Coleção Senar, 220)
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .














