Condições Ambientais de Trabalho
Publicado por INBRAEP em 2 de agosto de 2024
Você sabe quais são as condições ambientais ideais para um ambiente de trabalho saudável? Pois elas são fundamentais para garantir a saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores. Tendo isso em mente, a NR-17 estabelece parâmetros para adaptar as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando proporcionar um ambiente adequado e seguro.
Para isso, nos locais de trabalho em ambientes internos, onde as pessoas precisam manter a concentração mental e foco constante, devem ser adotadas medidas de conforto acústico e de conforto térmico, além de iluminação e ventilação adequadas, conforme os itens que serão apresentados a seguir:
- Iluminação: A NR-17 orienta que em todos os locais e situações de trabalho deve haver iluminação natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade;
- Ruído: A NR-17 estabelece que um ambiente de trabalho interno, que demande foco e atenção, deve ter níveis de ruído que não prejudiquem a saúde dos trabalhadores e que deve-se adotar medidas de controle do ruído nos ambientes internos com a finalidade de proporcionar conforto acústico nas situações de trabalho;
- Temperatura: A NR-17 estabelece que as empresas devem controlar a temperatura, a velocidade do ar e a umidade em um ambiente de trabalho climatizado, de modo a garantir o conforto térmico dos trabalhadores;
- Ventilação: A NR-17 também exige que as empresas devem controlar a ventilação nos locais de trabalho para evitar que correntes de ar incidam diretamente sobre os trabalhadores.
Garantir um ambiente de trabalho confortável é fundamental para a saúde, segurança e produtividade dos trabalhadores. As normas regulamentadoras, especialmente a NR-17, fornecem diretrizes claras para alcançar essas condições, promovendo o bem-estar no ambiente de trabalho.
INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas do trabalho, garantindo assim, sua eficiência, confiabilidade e consciência preventiva para lidar com possíveis situações de riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1 – BRASIL. NR-17 Ergonomia. Portaria MTP n.º 4.219, de 2 de dezembro de 2022.
2 – FAGUNDES, Luiz Eugenio Oliveira. O Guia completo das Normas Regulamentadoras: Segurança e Saúde no Trabalho. [S. l.], 18 maio 2023.
3 – ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: Interior. Rio de Janeiro: ABNT, 2013. 46 p.
4 – CUNHA, Irlon de Ângelo da, et al. NHO 11 – Avaliação dos níveis de iluminamento em ambientes internos de trabalho: Procedimento técnico. FUNDACENTRO, 2018. Norma de Higiene Ocupacional.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .