Classes de Proteção dos Equipamentos Elétricos
Publicado por INBRAEP em 10 de julho de 2025
Você conhece as Classes de Proteção em equipamentos? A proteção contra tensões perigosas de um equipamento é obtida por uma combinação de arranjos construtivos nos equipamentos e dispositivos, juntamente com o método de instalação. Existem normativas, como a NBR 5410 e a NBR NM 60335-1, que se baseiam em normativas internacionais, como a IEC 61140, que classificam os equipamentos elétricos (eletrodomésticos e eletroprofissionais) quanto à proteção contra choques elétricos. Essa divisão é feita em cinco classes:
- Classe 0: É referente aos Equipamentos nos quais a proteção contra choques elétricos é assegurada exclusivamente pela isolação básica.
- Classe 0I: É referente aos equipamentos que tem pelo menos a isolação básica em todas as suas partes vivas, e possuem um terminal para aterramento das partes metálicas acessíveis ao usuário. Nessa classe de equipamento, o cabo de alimentação não possui o fio terra, ou seja, esta ligação é independente do cabo de alimentação.
- Classe I: Consiste nos equipamentos nos quais a proteção contra choques elétricos é assegurada pela isolação básica e também por uma precaução de segurança adicional constituída por um condutor de proteção no próprio cabo de alimentação, sendo este o terceiro pino do plugue.
- Classe II: Consiste nos equipamento que tem isolação dupla ou isolação reforçada em todas as suas partes vivas, evitando qualquer possibilidade de choque por contato acidental ou por falha. Portanto, não há a necessidade de aterramento e o plugue dos cabos de alimentação não terá o terceiro pino.
- Classe III: Consiste nos equipamentos nos quais a proteção contra choques elétricos é assegurada pela alimentação em extrabaixa tensão. Assim, durante o funcionamento, não podem ser induzidas tensões mais elevadas.
As classes I, II e III recebem símbolos específicos:
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
1 – ABNT. Norma Brasileira. NBR NM 60335-1: Segurança de aparelhos eletrodomésticos e similares – Parte 1: Requisitos gerais, [S. l.], Jun. 2010.
2 – INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION (Geneva, Switzerland). Norma Internacional. IEC 61140: Protection Against Electric Shock – Common aspects for installations and equipment, [S. l.], Jan. 2016.
3 – ABNT. Norma Brasileira. NBR 5410: Instalações Elétricas de Baixa Tensão, [S. l.], Set. 2004.
4 – BRYARS, Andrew. IEC Protection Classes for Power Supplies. [S. l.].
5 – MATTEDE, Henrique. Plugue de tomada com 3 e 2 pinos?: Veja o por que!. [S. l.].
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .