Julho Amarelo – Campanha Contra as Hepatites Virais
Publicado por INBRAEP em 18 de julho de 2024
O Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, surgiu por conta do alto índice de mortes por essa infecção ao longo dos anos, com mais de 1,4 milhões de mortes pelo mundo, inclusive. Por isso, graças à Lei nº 13.802, de 2019, esse mês foi instituído como mês de Campanha Contra as Hepatites Virais.
Através da campanha, cria-se uma conscientização de medidas preventivas contra essa infecção, como por exemplo, o estímulo ao uso de preservativos, aumento de higiene pessoal, melhoria no saneamento básico, dentre outros tipos de medidas que podem ser adotadas e outras exigidas pelo Ministério da Saúde. Com essas atitudes, é possível garantir uma melhora na saúde pública, e é por isso que é tão importante aderir a esta campanha.
As hepatites virais são doenças silenciosas, que surgem como uma infecção do fígado, que podem causar alterações no funcionamento do órgão, sejam essas alterações leves, moderadas ou graves. Normalmente, não costumam apresentar sintomas, mas quando apresentam, surgem através do cansaço, febre, mal-estar no geral, icterícia (pele e o branco do olho amarelados), urina escura e fezes claras. Essas hepatites são divididas em cinco tipos: A, B, C, D e E. Os únicos tipos que não possuem vacina são o tipo C e E, porém, o índice de casos do tipo E são baixos, mas ainda sim são perigosos, principalmente para mulheres grávidas.
A hepatite C é o tipo mais grave, com maiores números de ocorrência no país, e por isso é extremamente importante observar os sinais e se precaver para não acabar contraindo essa infecção. Um dos seus principais meios de contágios é através do sangue, sendo crucial observar qualquer sintoma que possa aparecer, já que é possível receber o tratamento adequado e diminuir os riscos de piora da condição no organismo.
Então, lembre-se: no primeiro sinal de suspeita, seja por apresentar algum sintoma ou desconfiar de um possível contágio, dirija-se ao médico para realizar os exames e receber o tratamento. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido será a melhora.
Referências
1 – BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatites Virais.
2 – BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatite A.
3 – BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatite B.
4 – BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatite C.
5 – BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatite D.
6 – BRASIL. Ministério da Saúde. Hepatite E.
7 – BRASIL. Ministério da Saúde. Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .