Plano de Trabalho da CIPA
Publicado por INBRAEP em 5 de dezembro de 2023
Você sabe o que é o plano de trabalho da CIPA? Entre as atribuições gerais da CIPA está a elaboração do plano de trabalho ou plano de ação. Este documento serve para organizar o trabalho da CIPA ou até do SESMT, ele ajuda na organização e planejamento da gestão de qualquer parte ou setor da empresa, podendo contribuir até para outros programas de proteção no trabalho.
O plano de trabalho funciona como um lembrete de seus deveres, obrigações e roteiro de trabalho. O objetivo principal do plano de ação na CIPA é agir de forma preventiva, antecipando os riscos com ações planejadas e organizadas, implantando as medidas de correção, avaliando os resultados obtidos e discutindo-os nas reuniões da CIPA.
Apesar de ser sim uma das funções dos membros da CIPA, o empregador deve dispor de tempo hábil para a elaboração do plano de trabalho.
Os procedimentos exatos para a criação do plano de trabalho não estão dispostos em lei ou em nenhuma norma, porém há algumas situações às quais os membros da CIPA devem estar atentos, como:
- Conhecer os riscos existentes no local de trabalho, que deve ser feito por meio de um mapa de riscos ou outra técnica ou ferramenta apropriada à sua escolha, elaborado pelos membros da CIPA, e com a participação da maioria dos trabalhadores;
- Estudar e discutir propostas de melhorias ou soluções para eliminar os riscos;
- Definir com os colegas de trabalho as prioridades, preferencialmente, por consenso entre os trabalhadores; e
- Estabelecer metas de acompanhamento das mudanças no ambiente e negociação das melhorias.
INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
1 – NR-5, Norma Regulamentadora Ministério do trabalho e emprego. NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 30 de julho de 2019.
2 – SINTESP, sindicato dos técnicos de segurança do trabalho de São paulo. Plano de trabalho CIPA. 30/08/2013.
3 – Treasy. Como fazer a Matriz GUT para a resolução de problemas? Conheça a Matriz de Prioridades. 09/02/2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .