O que são requisições de materiais?
Publicado por INBRAEP em 3 de março de 2022
Você sabe o que são as requisições de materiais e qual sua função? A palavra requisição significa uma solicitação ou pedido. No contexto empresarial, conhecemos requisição como sendo um documento com o objetivo de formalizar uma solicitação de algum produto ou serviço de um fornecedor para a empresa ou de um setor para o outro. Dessa forma, podemos separar as requisições de materiais em dois tipos: as requisições de compra e as requisições internas de materiais.
Requisição de compra
Uma requisição de compra é um documento que formaliza um pedido para adquirir um produto ou serviço. Nas empresas, ela ocorre a partir do momento em que se notifica o setor responsável pelas compras de que algo deve ser adquirido de um fornecedor. Dessa forma, o setor processa esse documento e o converte em um pedido ao fornecedor.
Diversas empresas ainda não têm um documento padrão para fazer suas solicitações de compra. A comunicação com o setor responsável muitas vezes se dá de maneira mais informal, sem um registro oficial do que foi pedido, o que pode gerar problemas devido a desentendimentos, falhas de comunicação, esquecimentos etc. Por isso é importante haver um processo padronizado para essas solicitações, visando diminuir os erros e a falta de controle por parte da empresa.
Para que a requisição de compra seja feita de uma forma eficiente, é preciso que a empresa se atente a algumas características, como:
- Desenvolver um modelo padrão de requisição.
- Prestar atenção nos detalhes da requisição para assegurar que todos os pedidos necessários sejam feitos;
- Manter os funcionários cientes da necessidade de preencher as requisições de compra quando preciso, além de manter um registro dos pedidos anteriores;
- Manter salva uma lista com os principais fornecedores de determinados produtos para a empresa;
- Definir os requisitos para a aprovação de uma compra, assim como os prazos e expectativas de entrega dos diversos produtos;
- Definir as compras que tem prioridade em relação a outras;
Requisição interna de materiais
Uma requisição interna de materiais é um documento utilizado para registrar um pedido para retirar itens do estoque da empresa. Assim como a requisição de
compras, ela pode ser feita por escrito, por email, software, ou outro formato padronizado.
Quando o setor responsável realiza a compra, ele dá entrada desses materiais no estoque, depois disso é possível que os setores da empresa que necessitarem de algum material elaborem uma requisição interna de materiais informando aquilo que precisam. Ao receber a requisição, o setor de almoxarifado separa os materiais e entrega para o setor solicitante, dando saída do item no estoque.
Para que esse processo seja realizado de maneira efetiva e sem falhas de comunicação, é importante que a requisição apresente algumas informações básicas, como:
- Qual o setor solicitante;
- Data da solicitação e nome da pessoa que a realizou;
- Descrição do item e/ou seu código de cadastro no estoque;
- Quantidade solicitada do produto;
- Visto de aprovação da requisição, caso seja exigido, pois isso depende da empresa.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade nas atividades e extinção de possíveis riscos no ambiente de trabalho. Para mais informações, acesse o curso da CIPA.
REFERÊNCIAS
1 – OUTBUYCENTER. Requisição de compra. [S. l.], [2—].
2 – CYRINO, Luis. Controle de saída de materiais dos estoques. In: Manutenção em foco. Manutenção em foco.[S. l.], 2019.
3 – NOMUS. (Guia rápido) Requisição de materiais no estoque. In: Nomus. [S. l.], 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .