Brigada de Incêndio Florestal
Publicado por INBRAEP em 21 de fevereiro de 2022
Você sabe como a Brigada de Incêndio Florestal se organiza para combater essas emergências? É fundamental que a brigada de incêndio tenha uma hierarquia para que os trabalhos de combate sejam organizados e eficientes. Para que se possa combater o incêndio com segurança e rapidez, cada um dos membros da brigada deve saber claramente as suas funções. Para que se tenha esta hierarquia bem definida, a estrutura básica deve ser mantida, pois pode ser necessário incorporar outras brigadas para ajudar caso o fogo assuma proporções acima da capacidade da brigada local.
EPI´s DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS
O combate a incêndios florestais, como toda atividade que possui certo grau de risco deve ser desenvolvido com uso de EPI.
EPI BÁSICO:
Os equipamentos básicos são indispensáveis para a saúde e segurança do combatente, por causa da exposição direta ao calor e à fumaça, até mesmo para operações mais simples, como incêndio em terrenos baldios. É composto por:
- Fardamento;
- Bota;
- Balaclava;
- Capacete de proteção;
- Lanterna;
- Óculos de proteção;
- Luva de proteção.
EPI COMPLETO:
O equipamento completo garante um melhor nível de proteção para operações mais complexas, principalmente para forças-tarefas especializadas que possuem treinamento especial e por isso podem ser empenhados em situações em que necessitam aumentar seu grau de sobrevivência em ambiente de mata fechada. É composto por:
- Fardamento com tecido resistente ao fogo e vedações apropriadas,
- Fardo aberto;
- Coturno;
- Balaclava;
- Lanterna de cabeça;
- Capacete de proteção,
- Óculos de proteção,
- Luva de proteção;
- Perneira.
FARDOS PARA O COMBATENTE FLORESTAL
Os fardos são um conjunto de materiais e equipamentos que garantem a sobrevivência básica do combatente florestal no ambiente da selva, devendo o bombeiro ser treinado para melhor usar tais recursos. São três os tipos de fardos para o combatente florestal.
FARDO ABERTO
Composto por todo o material necessário para a sobrevivência básica e que deve estar distribuído no corpo, uniforme e equipamento. FARDO DE COMBATE
Possui materiais de sobrevivência, primeiros socorros, que garantem a permanência por mais de 24h do combatente florestal sem necessidade de apoio.
FARDO DE BAGAGEM
O fardo de bagagem, deve ser confeccionado para tropa em regime de prontidão operacional de modo que garanta sua permanência por, aproximadamente, 3 dias.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
REFERÊNCIAS:
1 – DEFESA CIVIL MG. UOV – Universidade On-line de Viçosa. Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal. MG.
2 – MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (ICMBio). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Manual para Formação de Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Brasília, 2010.
3 – SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E ADM. PENITENCIÁRIA. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL. MANUAL OPERACIONAL DE BOMBEIROS: PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS. Goiânia – GO, 2017.
4 – VIEIRA, YEMEN OBERST. O FOGO NO MEIO AMBIENTE: A Importância da Brigada Verde no Combate aos Incêndios Florestais. TERESÓPOLIS – RJ, 2011.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .