O que são Redes Secundárias de Distribuição?
Publicado por INBRAEP em 30 de junho de 2021
Você sabe o que são as redes secundárias de distribuição? E sabe como são suas suas estruturas? As redes secundárias são encarregadas pela distribuição da energia em baixa tensão por meio dos ramais de ligação. Essas redes secundárias são provenientes dos transformadores que recebem a energia em tensões primárias, ou seja, alta tensão.
Após passar pelo transformador, essa energia é rebaixada para tensões menores, abaixo de 1 kV, se tornando ideais para o consumo de residências e pequenos estabelecimentos, como padarias, igrejas e lojas.
Estruturas das Redes Secundárias
Quando nos referimos às redes secundárias do tipo aéreas, sua estrutura é fixada nos mesmos postes de concreto em que estão as redes primárias. No entanto, as redes secundárias estão em uma altura inferior e na posição vertical, enquanto as primárias estão mais altas e na posição horizontal.
Além disso, as redes secundárias aéreas podem ser divididas em dois tipos principais, sendo as redes secundárias nuas, que são as que conhecemos como convencionais, ou as redes secundárias isoladas, com cabos trançados.
Dentre esses dois tipos de redes secundárias, a mais indicada em questão de confiabilidade é a rede secundária isolada, pelo fato de ser revestida por uma camada que isola o campo elétrico dos cabos e permite que redes de energia e áreas arborizadas compartilhem do mesmo espaço, minimizando os riscos de possíveis curtos-circuitos.
Atenção: No caso das redes secundárias subterrâneas, a princípio, elas são constituídas por condutores isolados instalados em dutos e que devem ser projetadas de modo que não seja necessária a troca dos condutores, mas sim, somente a divisão de circuitos para atendimento ao crescimento esperado da carga.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Redes de Distribuição. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes procedimentos envolvendo as redes, tipos de riscos aos quais poderá estar exposto, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de Redes de Distribuição.
Referências
Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5410, Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Brasil, 2008.
ALIYARI, Mostafa. Risk Analysis in Low Voltage, Secondary. Power Distribution System, [s. l.], 2019.
CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais. Projetos de Redes de Distribuição: Aéreas Urbanas. Manual de Distribuição , Belo Horizonte – Minas Gerais, 2008.
USP, Universidade de São Paulo. Apostilas de Eletrotécnica Geral. EPUSP Escola Politécnica da USP, [s. l.], 2016.
ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A Distribuição de Energia. Segmentos de Distribuição, Brasília, 2019.
CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais. Projetos de Redes de. Distribuição Subterrâneas, Belo Horizonte – Minas Gerais, 2014.
FECOERGS, FEDERAÇÃO DAS COOPERATIVAS DE ENERGIA, TELEFONIA E DESENVOLVIMENTO RURAL DO RIO GRANDE DO SUL. ORIENTAÇÃO TÉCNICA: – DISTRIBUIÇÃO. REDE CONVENCIONAL : – ESTRUTURAS BÁSICAS, Rio Grande do Sul, 2014.
NR 10, Norma Regulamentadora. SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, [s. l.], 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .