Primeiros Socorros em casos de Entorse
Publicado por INBRAEP em 5 de agosto de 2020
Você sabe o que é um entorse? Sabe quais são os seus sintomas e como realizar os primeiros socorros nessa situação? Entorse é uma lesão articular que ocorre quando os ligamentos são estirados e sofrem ruptura total ou parcial. Entorses graves podem romper ligamentos, deslocar ou fraturar os ossos que formam a articulação. Já os entorses leves, que apenas estiram as fibras dos ligamentos, geralmente se curam rapidamente.
Sinais e sintomas de entorses
Os sinais de um entorse grave é semelhante ao de uma fratura. Os mais comuns são:
- Dor;
- Edema, que significa o inchaço do local afetado;
- Deformidade;
- Descoloração da pele; e
- Incapacidade de usar a parte afetada normalmente.
Primeiros socorros em entorses
Em alguns casos, as entorses podem ser tratadas como se fossem fraturas e serem imobilizadas de acordo se não for possível receber atendimento médico imediato. No entanto, como o objetivo dos primeiros socorros é evitar maiores lesões ao ligamento, o atendimento a qualquer entorse, deve seguir os seguintes procedimentos básicos:
- Repouso: Não deixe a vítima se apoiar sobre a parte afetada e nem usar a articulação. Se for necessário, imobilize a articulação lesionada para proporcionar repouso total. Qualquer movimento aumenta a circulação de sangue para o local, ocasionando o aumento do edema;
- Gelo: Deve-se colocar gelo ou compressas frias no local nas primeiras 24 horas, após isso, é necessário aplicar compressas mornas. Ao aplicar as compressas frias é necessário proteger a parte afetada com um pano limpo ou uma gaze, para evitar queimaduras por frio na pele. Além disso, a compressa fria não deve ser deixada por mais de 20 minutos no local afetado.
- Compressão: Para limitar o sangramento interno e comprimir os fluidos provenientes do local da lesão, sobreponha uma bandagem compressiva ao redor de toda a área lesionada. A vítima deve usar a bandagem por um período de 18 a 24 horas, exceto durante a aplicação de bolsa de gelo.
- Elevação – Por fim, eleve a área lesionada ao nível do coração ou um pouco acima se não houver suspeita de fratura. A elevação limita a circulação e reduz o edema.
Se no local afetado aparecer mancha escura 24 ou 48 horas horas após o acidente, pode ter havido fratura, neste caso, é recomendado procurar atendimento médico imediato. Adotando esses procedimentos, a recuperação acontece geralmente, em uma semana, isso se não houver demais complicações.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
REFERÊNCIAS
HAFEN, Brent; KAREN, Keith; FRANDSEN, Kathryn. Primeiros Socorros para Estudantes. 7. ed. rev. São Paulo: Manole Ltda, 2002.
SENAC. Primeiros Socorros: como agir em situações de emergência. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.
Brasil, Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente. Núcleo de Biossegurança. NUBio Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 24 – SIKANA. Entorse. SIKANA TV. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Compressão, Elevação, Entorse, Fraturas, Repouso