Doenças Ocupacionais
Publicado por INBRAEP em 6 de novembro de 2017
Você sabe o que são doenças ocupacionais?
As doenças ocupacionais são desencadeadas pelo exercício de uma determinada profissão e, por causa disso estão ligadas diretamente ao trabalho, com isso, são chamadas também de doenças do trabalho, visto que, são adquiridas e desenvolvidas em função das condições específicas em que o trabalho é realizado.
Essas são geradas diretamente pela agressão diária das defesas do organismo provocadas pela exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos presentes nas atividades de trabalho e que provocam risco à saúde do trabalhador, ou seja, risco ocupacional.
Doenças causadas por riscos físicos são aquelas provocadas por: ruído, vibração, exposição ao calor, radiações ionizantes e não ionizantes, umidade e exposição ao frio.
Doenças causadas por riscos químicos são as provocadas por substâncias químicas, a absorção dessas substâncias pode ocorrer pelas seguintes vias: respiratória, cutânea, digestiva, fase de exposição, fase de toxicocinética e fase toxicodinâmica.
As doenças causadas pelos riscos biológicos são mais comuns nas atividades exercidas por profissionais da área da saúde ou limpeza urbana devido à maior concentração e ocorrência dos agentes nesses locais de trabalho, como os vírus, bactérias e protozoários, fungos e bacilos e os parasitas.
Doenças respiratórias são geralmente, adquiridas em ambientes laborais que apresentam diversos agentes nocivos e que podem causar danos ao aparelho respiratório, como pneumoconiose, asbestose ou amiantose, silicose, siderossilicose, beriliose, enfisema do cádmio, dermatoses, dermites, piodermites, eczemas, carcinoma epidermoide, radiodermite e angiodermatoses.
A importância dos estudos em questão está diretamente ligado a visão prevencionista, pois identificando os riscos é possível avaliar como eliminar, trazendo dessa forma saúde e segurança para os trabalhadores.
O INBRAEP possui o curso de CIPA, o qual tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas no trabalho, buscando harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores, ou seja, evitando tais problemas. A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressaltadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
As disposições contidas na NR-05 aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e às entidades que lhes tomem serviços, observadas as disposições estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econômicos específicos.
Com isso, a observação e a análise sob a ótica prevencionista devem ser prioridade, pois dessa forma, as doenças ocupacionais sejam eliminadas.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). Doenças Ocupacionais. Santa Catarina: Equipe INBRAEP, 6 de novembro de 2017. Disponível em: https://inbraep.com.br/publicacoes/doencas-ocupacionais/. Acesso em: 16 de abril de 2025.