Agentes Extintores
Publicado por INBRAEP em 27 de fevereiro de 2024
Você conhece os tipos de agentes extintores e como utilizá-los de forma correta?
Esses agentes extintores são o tipo de conteúdo armazenado dentro dos extintores de incêndio e são os responsáveis pela extinção do fogo, pois interferem na sua reação química, provocando a sua descontinuidade.
Os agentes extintores são:
- Água potável: que é mantida sob pressão e pode receber aditivos anticongelantes e anticorrosivas;
- Espuma mecânica (LGE): é um líquido gerador de espuma que irá agir por abafamento e resfriamento, prevenindo e extinguindo incêndios em líquido inflamável;
- Dióxido de carbono (CO2): por ser mais denso que o ar, age por abafamento de forma a reduzir a concentração de oxigênio;
- Pó químico: é um agente extintor na forma de pó, podendo ser composto por:
- Bicarbonato de sódio;
- Bicarbonato de potássio;.
- Fosfato de monoamônico.
- Halogenado: que são compostos resultantes de reações químicas que resultam em hidrocarbonetos halogenados com excelentes propriedades extintoras;
- Além destes, existem os extintores de pó químico especial para a classe D, e os de acetato de potássio para a classe K.
É preciso ter em mente a importância do tipo de agente extintor e para que classe de incêndio ele é indicado, pois um engano pode colocar o operador do extintor e quem estiver próximo em perigo, além do risco de piorar o incêndio e fazer com que este se alastre e tome proporções maiores.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
1 – FIOCRUZ. Agentes Extintores.
2 – ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15808: Extintores de incêndio portáteis. Rio de Janeiro: ABNT, 2017. 74 p.
3 – ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15511: Líquido gerador de espuma (LGE), de baixa expansão, para combate a incêndios em combustíveis líquidos. Rio de Janeiro: ABNT, 2023. 29 p.
4 – GOLGATTI, Thaís. Tipos de Extintores de Incêndio: saiba a diferença das classes de incêndio, os agentes extintores utilizados e a aplicação correta. Ofos, 2020?.
5 – Bucka. Extintor de CO2 e suas utilidades. 25 fev. 2015.
6 – ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9695: Pó para extinção de incêndio. Rio de Janeiro: ABNT, 2014. 35 p.
7 – MOCELIN. Como é usado o pó químico no combate a incêndios?. 6 out. 2020.
8 – SINDBOMBEIROS. Agentes Extintores. DF.
9 – MOCELIN. Quais são os principais tipos de extintores?. 17 ago. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .