Uso Adequado do EPI
Publicado por INBRAEP em 24 de outubro de 2019
Antigamente, os EPI eram desconfortáveis a ponto de os trabalhadores se recusarem a utilizar os equipamentos e preferirem estar expostos aos riscos existentes. No entanto, por meio da necessidade de diminuir acidentes no ambiente de trabalho, os EPIs começaram a ser confeccionados com tecidos mais leves, garantindo maior conforto ao usuário sem atrapalhar sua eficácia nas operações a serem realizadas.
Esse fator, juntamente com a permanente supervisão do empregador e campanhas de conscientização, faz com que os trabalhadores venham compreendendo a importância do uso de EPI’s de forma adequada, evitando acidentes constantes.
Dessa forma, é importante que todos os trabalhadores mantenham os EPI’s limpos e bem armazenados para conservar sua durabilidade e proteção ao trabalhador. Os equipamentos que apresentam defeitos devem ser imediatamente retirados do serviço, reparados ou eliminados conforme aplicável. O empregador ou empregado deve substituir o equipamento de proteção quando observar os seguintes aspectos:
- a) Quando o equipamento deixar de oferecer o nível de proteção necessário para o usuário contra um perigo específico;
- b) Quando a vida útil do EPI, especificada pelo fabricante, estiver fora de prazo; ou
- c) Quando o EPI estiver danificado e não puder ser reparado.
Como sabemos, é fundamental usar o EPI adequadamente, isso significa que o usuário precisa ter informações que lhe sejam passadas de forma clara, facilitando a compreensão, para que atos tão rotineiros quanto o manuseio e os cuidados básicos com o seu equipamento não se tornem um desafio. Sendo assim, os trabalhadores que seguirem os cuidados recomendados notarão o bom resultado nas atividades a serem exercidas, além de garantir maior proteção no local de trabalho.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências
MORAES, Giovanni. Normas Regulamentadoras Comentadas e Ilustradas. [S. l.]: Editora e Livraria Virtual Ltda, 2014.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DEFESA VEGETAL. Uso correto de Equipamentos de Proteção Individual. SP: [s. n.], 2008.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .