Tipos de capacete de Segurança do Trabalho
Publicado por INBRAEP em 20 de novembro de 2019
O capacete de segurança é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) imprescindível para diminuir os riscos de ferimentos graves em caso de acidente, pois protege a cabeça do usuário contra impactos causados pela queda de objetos, riscos elétricos, entre outros perigos que possam estar presentes no ambiente de trabalho.
A Norma que estabelece os tipos e classes de capacetes de segurança para uso ocupacional é a NBR 8221. Ela fixa os requisitos mínimos quanto às características físicas e de desempenho, além de prescrever os ensaios para a avaliação dos referidos capacetes, que são destinados à proteção da cabeça contra impactos, penetrações e riscos elétricos no uso ocupacional.
Classes de capacetes
De acordo com esta norma, o capacete de segurança é classificado em Classes G e E, quando referente aos riscos elétricos, e C, que se refere a um capacete condutivo. Acompanhe a seguir a descrição de cada uma destas classificações:
- Capacete Classe G (geral): O capacete de segurança Classe G é concebido para reduzir o risco de choque elétrico quando houver contato com condutores elétricos de baixa tensão.
- Capacete Classe E (elétrico): O capacete de segurança Classe E é concebido para reduzir o risco de choque elétrico quando houver contato com condutores elétricos de alta tensão.
- Capacete Classe C (condutivo): O capacete de segurança Classe C não oferece proteção contra riscos elétricos.
Tipos de Capacete
Os capacetes de segurança também são classificados conforme a proteção oferecida contra impacto, sendo subdivididos em Tipo I e Tipo II.
- Tipo I: Capacete com aba total
O capacete de segurança Tipo I tem o objetivo de reduzir a força de impacto resultante de um golpe no topo da cabeça. Confeccionado com aba em todo o seu perímetro, ele oferece maior área de proteção contra objetos que possam atingir a cabeça, radiação solar, escorrimento de líquidos e também proporciona maior afastamento de possíveis contatos com energia elétrica.
- Tipo II: Capacete com aba frontal
O capacete de segurança Tipo II é concebido para reduzir a força de impacto resultante de um golpe no topo ou nas laterais da cabeça. Tem a aparência de um boné, pois possui aba somente na região frontal, oferecendo proteção ao rosto e aos olhos.
Uso adequado dos capacetes
- O capacete deve ser usado com a aba frontal virada para a frente;
- Não deve-se utilizar capacetes com o casco trincado ou fissurado;
- É proibido o uso de gorros ou bonés por baixo do capacete, afinal, ele não foi projetado para ser usado assim. O boné ou gorro diminui o poder de fixação da aranha do capacete na cabeça do empregado. Com o boné, o capacete cai da cabeça com mais facilidade;
- O capacete deve ser lavado com sabão neutro;
- O capacete só deve ser utilizado se apresentar certificado de aprovação;
- O trabalhador que utilizar o equipamento deve fazer um ajuste firme, mas confortável.
Descarte
O capacete não deve ser utilizado se:
- O resultado das verificações (antes do uso, durante inspeções de rotina) não for satisfatório;
- O equipamento tiver sofrido esforços importantes ou uma queda importante;
- O trabalhador não conhecer o histórico completo de sua utilização;
- O produto tiver mais de cinco anos e for composto de materiais plásticos ou têxteis.
O não respeito a qualquer uma destas advertências pode ser a causa de ferimentos graves ou mortais. Desta forma, podemos concluir que conhecer os tipos e classes dos capacetes de segurança do trabalho é de suma importância para poder realizar a escolha do modelo adequado para cada tipo de atividade, garantindo a eficácia na proteção à saúde e segurança do trabalhador.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (Brasil). NBR8221: Capacete de segurança para uso ocupacional — Especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro – RJ: ABNT, 2019, 47 p.
INMETRO. (Brasil). PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO – CAPACETE DE SEGURANÇA PARA USO NA INDÚSTRIA. [S.l.: s.n.], 2012. 04 p.
ULTRA SAFE. Capacete de segurança. [S.l.]:, 2015.
NETO, Nestor W. Capacete de Segurança – DDS. [S. l.], 2012.
Ultra Master Plug: Equipamentos de segurança. Capacete de proteção tipo aba total. Diadema – SP.
FERNANDA SILVA. Blog do Gaveteiro: produtos e práticas para acelerar sua empresa, Entenda as principais diferenças entre os tipos de capacetes de proteção, 2017.
Copel – Companhia Paranaense de Energia. Especificações Técnicas de Uniformes e Equipamentos de Segurança no Trabalho. Capacete para eletricista – uso ocupacional, 2016.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Capacete com aba frontal, Capacete com aba total, Capacete para proteção contra choques elétricos, Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio, Capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos, Capacete sem aba, Capacetes da Classe C, Capacetes da Classe E, Capacetes da Classe G, Capuz ou balaclava, NBR 8221, Portaria INMETRO nº 118, Requisitos para capacetes, Tipos de capacete de Segurança do Trabalho