Técnicas Para Transporte de Acidentados
Publicado por INBRAEP em 14 de maio de 2024
Você conhece as técnicas para transporte de acidentados? Antes de conhecer as técnicas de transporte é importante entender que remoção e transporte de acidentados são diferentes. A remoção é a retirada de uma pessoa de um local que lhe apresenta perigo, como local de incêndio, inundação, entre outros, sendo então considerada um resgate. Já o transporte é a transferência da vítima do local onde houve o acidente até o atendimento médico de emergência, ou seja, é a atitude tomada após o resgate.
É importante destacar que as técnicas para remoção e transporte de acidentados devem ser utilizadas por socorristas leigos somente em situações extremas, quando a vida do acidentado está em risco caso permaneça no local, como em um de incêndio ou desmoronamento, ou quando não é possível contato com o serviço de emergência.
Cuidados na realização das técnicas para transporte de acidentados
Em linhas gerais, a remoção e o transporte são medidas que ajudam a formular as técnicas para transporte de acidentados, tendo em vista que a remoção busca salvar a vida da vítima ao retirá-la da situação de perigo, enquanto o transporte busca preservar a vida da vítima ao levá-la para um local de assistência médica.
O resgate da vítima deve ser realizado cuidadosamente, considerando todos os riscos aos quais a vítima está submetida, bem como os riscos aos quais o próprio socorrista pode estar se submetendo no ato do resgate.
Tipos de técnicas para remoção de acidentados
É importante ressaltar que as técnicas variam de acordo com a gravidade do acidente e do trauma que foi causado na vítima. Portanto, protocolos médicos alertam a jamais realizar movimentos desnecessários e que possam agravar mais o estado de saúde do acidentado, pois cada técnica de remoção e transporte requer uma habilidade e maneira correta para ser executada.
Entre as principais técnicas de transportes, estão:
- Transporte de apoio;
- Transporte nas costas;
- Cadeirinha;
- Com lençol;
- No colo;
- Pelas extremidades; e
- Remoção de vítima com suspeita de fratura de coluna.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
1 – BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. 1°Ed. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2003.
2 – GOVERNO, do Estado de São Paulo. Manuais Técnicos de Bombeiros. 1°Ed. São Paulo, 2006.
3 – ROSA, Ricardo Costa da. Técnicas de transporte e movimentação de vítimas.
4 – CBMEG, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Manual operacional de bombeiros: resgate pré-hospitalar /. – Goiânia: – 2016.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .