Técnica de Corte
Publicado por INBRAEP em 24 de abril de 2023
Você conhece as técnicas de corte de árvores, tanto em áreas urbanas quanto em áreas florestais?
Antes de iniciar a atividade de corte, é necessário verificar todas as medidas e orientações de segurança, do local, do operador e demais envolvidos e da motosserra.
Em relação às técnicas de corte, existem duas técnicas utilizadas para o corte de árvores, uma para centros urbanos e outra para meios rurais e/ou florestais.
Elas se diferenciam basicamente no processo de derrubada do tronco, em áreas urbanas o tronco deve ser inicialmente limpo e desgalhado e posteriormente seccionado em “pedaços” que terão início no topo, para então ser cortado pela base, sendo que toda queda deve ser ancorada e controlada para evitar danos às pessoas e ao patrimônio. Já em relação ao corte de árvores em áreas florestais ou rurais, a técnica é mais complexa, pois as características do entorno e da árvore influenciam na derrubada da árvore por inteiro.
Em ambos os tipos de corte, antes do início do corte e após a verificação inicial, deve ser estudado e observado as características da árvore como tronco, copa, integridade da estrutura, queda de detritos e o que mais puder influenciar na queda; as características do entorno do tronco para execução do corte e da área ao redor para o direcionamento do local da queda que deve estar livre, bem como das condições climáticas e de evacuação em caso de acidente.
De modo geral, grande parte dos cortes de árvores irão utilizar a mesma técnica, depois de todos os estudos e observações prévias à atividade, irão ser feitos dois cortes ou talhos no tronco. O primeiro deve ser feito para o lado que se deseja derrubar a árvore e o segundo corte é feito do outro lado e ligeiramente acima e que irá derrubar a árvore.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
1 – Riscos na Operação de Motosserras. [S. l.], 2022.
2 – Motosserra: saiba como operar com segurança esse equipamento. [S. l.], 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .