Sistemas de Tubulação para Combate a Incêndio
Publicado por INBRAEP em 16 de janeiro de 2025
Você conhece os sistemas de tubulação do SHP? O sistema de tubulação para combate a incêndio são componentes indispensáveis para o funcionamento e segurança do sistema hidráulico preventivo (SHP). A função desse sistema é garantir o transporte eficiente da água dos reservatórios e reservas até os pontos de tomada de água, como hidrantes e mangotinhos, e pontos de saída de água, como sprinklers.
Em geral, o sistema de tubulação para combate a incêndio é um conjunto de tubos por onde ocorre o transporte da água dos reservatórios e reservas até os pontos de tomada e saída de água.
Além disso, vale saber que junto a esse conjunto de tubos normalmente são conectados dispositivos como válvulas, conexões, manômetros, filtros, entre outros:
- Válvulas: São dispositivos que ajudam a controlar o fluxo de água na tubulação.
- Conexões: São dispositivos que ajudam a unir os tubos e válvulas, garantindo a estanqueidade e a integridade do sistema de tubulação.
- Manômetros: São dispositivos que indicam a pressão da água na tubulação, permitindo o monitoramento do sistema e a identificação de possíveis falhas.
- Filtros: São dispositivos que removem impurezas da água.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
1 – SANTOS, José Williams Felix dos. FARIA, Msc. Michela Steluti Polet. Comparativo financeiro entre um sistema hidráulico preventivo de combate a incêndio com e sem bomba de reforço para atender uma edificação multifamiliar vertical para a cidade de Joinville-SC. Unisociesc. 2022.
2 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 13714. Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio. 2000. Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2000.
3 – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. IN 007 SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO. INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 00/2006. 2017.
4 – Terra Prime Construções. Memorial Descritivo. CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SC.
5 – NOGUEIRA, Fabrício. Hidrantes e Mangotinhos O que são e quais são os tipos? 2019.
6 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 11861. Mangueira de incêndio – Requisitos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 30 de outubro de 1998.
7 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14870. Esguicho para combate a incêndio. Rio de Janeiro, 07 de janeiro de 2013.
8 – Bombeiros.com.br. CHAVE STORZ.
9 – Sistema de Incêndio. Conexões Para Tubulação de Incêndio.
10 – ABNT NBR 14276. Norma Brasileira. Brigada de Incêndio e Emergência – Requisitos e procedimentos. 16/04/2020.
11 – HIDRO FIRE. Manômetro Incêndio.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .