Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio
Publicado por INBRAEP em 8 de maio de 2023
Você conhece os parâmetros de escolha do Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio?
Os Extintores de Incêndios são a primeira linha de ataque no combate a incêndios de proporções limitadas, e sua instalação é necessária mesmo em locais que já estejam protegidos com chuveiros automáticos, hidrantes, mangueiras ou outro sistema fixo de proteção.
Sua eficácia depende de um correto dimensionamento e distribuição nas edificações, bem como de sua conservação e manutenção ao longo de toda a sua vida útil. E devem ser sempre mantidos em condições de uso com sua carga completa e instalados nos locais designados, facilmente acessíveis e prontamente disponíveis em uma ocorrência de incêndio.
Ao se fazer a escolha de um extintor nos são apresentadas as características de: Carga Nominal, Agente Extintor, Capacidade Extintora. Esses dados constam no Quadro de Instruções do extintor ao adquiri-lo.
Há vários fatores a serem analisados ao se fazer a escolha de um extintor. Ao ser escolhido deverá atender a um local e situação específicos, pelas características e tamanho do fogo estimado e pelos fatores ambientais. Para isso são utilizadas as Classes de Riscos de incêndio, fator que determina os níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio.
E de acordo com as normativas, cada local onde o extintor será disposto é chamado de Unidade Extintora, que segue um dimensionamento de distribuição das capacidades extintoras mínimas de cada agente extintor e quantidades de extintores nas áreas de risco.
Essa distribuição dos extintores de incêndio é definida pela distância máxima a ser percorrida pelo operador do extintor em cada pavimento desde o ponto de fixação do extintor a qualquer ponto da área protegida por ele.
A distância máxima a ser percorrida e a capacidade mínima extintora variam conforme a classe de risco do ambiente e a classe de fogo.
De forma sucinta, em todo projeto de Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio deve ser considerado:
- Classe de Risco a ser protegido e a respectiva área;
- Classe do Fogo a ser extinto;
- Agente Extintor a ser utilizado;
- Capacidade Extintora do extintor; e
- Distância Máxima a ser percorrida.
É responsabilidade do responsável da edificação manter os extintores em conformidade com o projeto de sistema de proteção por extintores, em quantidade e capacidade extintora definidos, em tempo integral na edificação ou área de risco.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
NBR 12693: Sistemas de proteção por extintores de incêndio. [S. l.], 1 jan. 2021. NORMA Técnica do Corpo de Bombeiros nº 18: Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio. [S. l.], 6 nov. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .