Resíduos Industriais Líquidos
Publicado por INBRAEP em 9 de julho de 2024
Você conhece as consequências do descarte inadequado de resíduos industriais líquidos? Eles são resíduos gerados em atividades de produção industrial variadas, e sua composição é específica ao tipo de atividade e do tipo de indústria que o gera.
Esses resíduos costumam ser muito perigosos, já que podem conter óleos, ácidos, materiais radioativos ou metais pesados em sua composição, componentes que se descartados de maneira inadequada no solo ou em corpos d’água acabam provocando diversos impactos ambientais e sociais.
Os resíduos industriais líquidos são descartados principalmente em corpos d’água como rios, lagoas e mares através de grandes tubulações de esgotos industriais, levando até a água várias substâncias que têm a capacidade de alterar o aspecto estético e a estrutura físico-química de uma região. Portanto, esse descarte inadequado causa graves consequências como:
Interferência nociva no desenvolvimento de animais: Pode ser exemplificada nos casos de poluição gerados por indústrias petroquímicas que despejam petróleo no mar e causam as chamadas “marés negras” que afetam a estrutura estética e físico-química da localidade.
Interferência nociva no desenvolvimento de espécies de plantas aquáticas: Pode ser exemplificada por casos de despejo irregular de resíduos como o chumbo, ácidos, restos de fabricação de pilhas, fertilizantes e agrotóxicos em corpos hídricos que provocam um aumento descontrolado de plantas aquáticas como as elódeas e aguapés, tornando a água inapropriada para os animais aquáticos da área contaminada.
Aparição de doenças no organismo humano: É causada pela ingestão ou contato da pele com água contaminada por resíduos industriais líquidos, o que pode causar no organismo humano doenças como a cólera, hepatite, diarreias infecciosas, poliomielite entre outras.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-25 sobre segurança e saúde no gerenciamento de resíduos industriais durante atividades de trabalho em indústrias. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento acerca dos principais tipos de resíduos industriais, seus principais impactos ao ecossistema e à saúde pública, assim como também conhecerá medidas de controle, tratamento, reaproveitamento e destinos adequados para cada classe de resíduo industrial. Assim, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança no trabalho para a prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-25.
Referências
1 – CALLEVE. O que são resíduos líquidos? Veja como classificar e transportá-los? 2021.
2 – Tera. Os perigos dos resíduos sem tratamento para o meio ambiente. 2016.
3 – Ilha Ambiental. O QUE SÃO OS RESÍDUOS LÍQUIDOS?
4 – Escola Secundária da Maia. A Poluição da Água.
5 – FRANÇA, Raíssa. Como a proliferação de plantas aquáticas está ameaçando a vida no rio São Francisco. BBC News Brazil. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .