Qual é o conceito prevencionista de acidente de trabalho?
Publicado por INBRAEP em 14 de fevereiro de 2022
A prevenção de acidentes e de doenças relacionadas a algum tipo de atividade do trabalho deve ser pensada em todos os momentos, mesmo em tarefas que pareçam simples, como limpar uma casa, dirigir um veículo ou digitar um texto no computador. O conceito prevencionista de acidente, além de abordar o acidente do trabalho como uma causa de dano real ao trabalhador ou ao patrimônio, evita que acidentes ocorram, antecipando a prevenção deles.
O principal objetivo do conceito prevencionista é o de prevenir diversos incidentes, seja uma pequena ou grave lesão, ou até mesmo um acidente fatal. Por exemplo, em um piso escorregadio, sob o olhar prevencionista, é possível prever diversas situações, como: um trabalhador escorregar no piso e não sofrer nenhuma escoriação ou dano, havendo assim, um incidente. Por outro lado, outro funcionário pode escorregar no mesmo piso e sofrer graves lesões. Nesse sentido, o conceito prevencionista envolve tanto os acidentes como os incidentes.
A diferença entre o conceito legal e de acidente e o conceito prevencionista reside no fato de que para o conceito legal é necessário haver lesão física, enquanto que no prevencionista são levadas em consideração, além das lesões físicas, a perda de tempo do trabalhador, tendo que ficar afastado, e de possíveis danos materiais.
Para o profissional prevencionista, mesmo que o acidente não tenha causado lesão no trabalhador, ainda sim é muito importante ter conhecimento e analisar o incidente, pois a partir da análise surgirão medidas capazes de impedir sua repetição ou agravamento, podendo assim causar um acidente com lesão.
INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências , garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
BARSANO, Paulo Roberto. Segurança do trabalho: guia prático e didático / Paulo Roberto Barsano, Rildo Pereira Barbosa – 2. ed. – São Paulo : Érica, 2018.
FERREIRA, Leandro Silveira. Segurança do trabalho I / Leandro Silveira Ferreira, Néverton Hofstadler Peixoto. – 2. ed. – Santa Maria : UFSM, CTISM, Rede e-Tec Brasil, 2014. Disponível em:https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/11/03_seguranca_trabalho_1.pdf
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .