Proteção Ocular e Facial Tipo Tela
Publicado por INBRAEP em 30 de novembro de 2023
Você conhece o protetor facial ocular tipo tela? Existem diversas profissões que apresentam diferentes riscos ocupacionais, por exemplo, metalúrgicos, mecânicos, soldadores entre outros. Estas profissões estão expostas a perigos onde os olhos e a face podem ser gravemente feridos, por estes motivos temos as normas técnicas brasileiras (NBR’s) que servem para regular e inspecionar as condições de segurança nesses tipos de trabalhos.
O protetor facial do tipo tela é um equipamento de proteção individual para que a face não fique exposta, este EPI acompanha suporte ocular e tela de proteção para face, que pode ser feita de nylon, acrílico, plástico ou até mesmo de metal. A NBR 16360 estabelece requisitos quanto aos materiais que devem ser utilizados em sua composição, sobre o design e desempenho nos testes de resistência.
Vale salientar que a NBR 16360 não fornece instruções a respeito da utilização dos protetores faciais e oculares para o uso contra líquidos como metais derretidos, sólidos quentes, perigos elétricos, radiação de luz infravermelha e ultravioleta.
Para que o protetor ocular e facial tipo tela seja de fato efetivo, ele deve passar por alguns testes de resistência. Ele deve ser submetido ao impacto de uma esfera de aço, atingindo a área ocular e a proteção lateral a uma velocidade específica.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06
Referência:
1- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16360. Proteção ocular pessoal – Protetor ocular e facial tipo tela – Requisitos, Rio de Janeiro, 7 maio 2015.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .