Pista de Abastecimento de Combustíveis
Publicado por INBRAEP em 13 de novembro de 2023
Você sabe qual é o equipamento utilizado para captar a água e a direcionar para o Sistema de Drenagem Oleosa do Posto? Quando um posto de combustível é projetado, a pista de abastecimento sempre deve ser prevista na área de melhor acesso, isso porque ela não pode atrapalhar o espaço onde os caminhões costumam ser descarregados, estejam eles com combustível ou com demais cargas.
A pista de abastecimento é feita de concreto armado, isso é importante para evitar que, caso os tanques dos carros transbordem durante o abastecimento, não aconteça vazamento de combustível para o solo.
A NBR 14605, que trata do gerenciamento de drenagem de substâncias oleosas, esclarece que as águas da chuva ou da lavagem da pista de abastecimento não devem ser descarregadas diretamente na rede pública de drenagem de águas pluviais.
Se houver uma canaleta para captar a água dentro da área coberta, ela deve possuir uma inclinação adequada para garantir que a água siga em sua direção, para então ser direcionada ao sistema de drenagem oleosa do posto. Esse sistema tem a função de direcionar a água para o SAO (Sistema Separador de Água e Óleo).
A prevenção da geração de águas oleosas começa com a especificação adequada e a manutenção regular, incluindo a calibração dos equipamentos utilizados nas operações, a fim de evitar a presença de substâncias oleosas no piso.
Durante as operações de abastecimento, é fundamental que a unidade de abastecimento e seus acessórios, como os bicos de abastecimento, estejam corretamente especificados e em boas condições de funcionamento para prevenir o derramamento de produtos.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Exposição ao Benzeno. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno, com ênfase na identificação das situações de risco de exposição e as medidas de prevenção. Para mais informações, acesse o curso de Benzeno.
Referência
1 – Fecombustíveis et al. MANUAL DE OPERAÇÕES SEGURAS E AMBIENTALMENTE ADEQUADAS EM POSTOS DE SERVIÇOS. Brasil, 2017.
2 – ABNT. NBR 14605 – Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis – Sistema de drenagem oleosa em posto revendedor de combustíveis automotivos. Parte 1: Conceituação e projeto da drenagem oleosa. Brasil, 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .