Para que servem as batedeiras?
Publicado por INBRAEP em 11 de julho de 2022
Você sabe para que serve uma batedeira, como ela funciona e qual a sua regulamentação? Elas são máquinas concebidas para uso industrial ou comercial, destinadas a obter uma mistura homogênea para massas ou cremes, de consistência leve ou média. Para uma melhor compreensão do conteúdo vamos compreender as definições de:
- Bacia: Recipiente destinado a receber os ingredientes que se transformarão na massa após misturados pelo batedor, podendo receber também as seguintes denominações: tacho ou cuba;
- Volume da bacia: volume máximo da bacia, usualmente medido em litros;
- Batedor: dispositivo destinado a, por movimento de rotação, misturar os ingredientes e produzir a massa. Dependendo do trabalho a ser realizado, pode apresentar diversas geometrias, podendo também ser denominado gancho, leque, paleta, globo ou arame;
- Zona perigosa do batedor: região na qual o movimento do batedor oferece risco ao usuário, podendo o risco ser de aprisionamento ou esmagamento.
As batedeiras são compostas basicamente por:
- Estrutura,
- Acionamento,
- Batedores intercambiáveis que podem ter diversas geometrias,
- Bacia,
- Proteções.
Para seu funcionamento, o motor transmite potência para o batedor, fazendo-o girar e misturar os ingredientes para a produção da massa, mantendo a bacia fixa. Durante o processo de operação, o batedor apresenta movimento de rotação, podendo ainda ter movimento de translação circular, denominado planetário, enquanto a bacia permanece fixa. O batedor pode ter velocidade de rotação e translação contínua ou variável. Em alguns casos a bacia pode ser movimentada manual ou eletricamente na direção vertical para ajuste operacional.
De acordo com a NR 12 as batedeiras são classificadas em:
- Batedeira classe 1: Possui a bacia com volume superior a 5 litros e inferior ou igual a 18 litros.
- Batedeira classe 2: Possui bacia com volume superior a 18 litros.
As batedeiras cujas bacias têm volume inferior ou igual a 5 litros e sejam certificadas pelo INMETRO ficam excluídas da aplicação da NR 12.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
1 – Secretária do Trabalho. NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. [S. l.], 2019.
2 – Associação Brasileira De Normas Técnicas. NBR 15735 – Máquinas para Panificação – Batedeiras Planetárias – Requisitos para segurança e higiene [S. l.], 2016.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .