O que é ergonomia organizacional?
Publicado por INBRAEP em 19 de janeiro de 2023
Você sabe qual é a definição de ergonomia organizacional? A ergonomia organizacional é definida como macroergonomia, que inclui o gerenciamento de recursos humanos, projetos de trabalho, cultura organizacional da empresa, forma de comunicação e gestão de qualidade.
Neste contexto, a ergonomia organizacional tem o objetivo de reduzir a monotonia, a fadiga e os erros, criando ambientes mais cooperativos e motivadores. E um dos aspectos importantes que normalmente leva a sua implementação nas empresas é a insatisfação dos empregados em relação às condições de trabalho, do clima organizacional e de algum tipo de problema no ambiente de trabalho, como estresse dos trabalhadores causado por competições, exigências e conflitos.
Vale ressaltar que os princípios da ergonomia organizacional se iniciam na divisão do trabalho, que consiste em separar, dentro de certos critérios, o trabalho numa série de atividades parciais, permitindo com isso a identificação das tarefas nos detalhes e racionalizá-las, possibilitando obter maior produção e qualidade, sem aumentar o esforço dos colaboradores.
E na sequência, a partir da identificação das atividades parciais do sistema de produção, a ergonomia organizacional busca estabelecer uma sequência das linhas de produção, a definição dos grupos de atividades parciais e suas organizações.
Um dos fortes elementos que são responsáveis por motivar a ergonomia organizacional nas empresas é a insatisfação dos empregados com as condições de trabalho e clima organizacional pesado.
Qual a importância da ergonomia organizacional?
A ergonomia organizacional é muito importante dentro de um ambiente empresarial, por exemplo, uma vez que ela visa a redução de problemas internos causados pela existência de um ambiente de trabalho não tão favorável. Se o trabalho é fator de motivação dos funcionários, e o clima e a cultura da empresa impactam diretamente neste sentimento, então deve-se dar maiores cuidados nestes aspectos.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas do trabalho, garantindo assim, sua eficiência, confiabilidade e consciência preventiva para lidar com possíveis situações de riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1 – LOPES, Eduardo da Silva. Ergonomia organizacional e melhoria das condições de trabalho. Coisas da Terra.
2 – PINHEIRO, Mônica. Ergonomia Organizacional. Ergonomista. Bacharel em direito.
3 – MARQUES, José Roberto. ERGONOMIA ORGANIZACIONAL: UMA FORMA DE AJUDAR A GESTÃO DE SUA EMPRESA. Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), 2019.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .