Mapeamento e Sistema Elétrico
Publicado por INBRAEP em 8 de julho de 2025
Você sabia que entre a produção até o seu consumo final existe um longo caminho de geração e transporte da energia elétrica?
O conjunto das instalações e equipamentos que servem para a geração, transmissão e distribuição de energia, dá-se o nome de sistema elétrico de potência (SEP).
O objetivo de um Sistema Elétrico de Potência (SEP) é gerar, transmitir e distribuir energia elétrica atendendo a determinados padrões de confiabilidade, disponibilidade, qualidade, segurança e custos, com o mínimo impacto ambiental e o máximo de segurança pessoal.
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA
Para gerenciar este o modelo do setor elétrico, o Governo Federal criou a estrutura organizacional apresentada na figura a seguir.
Estrutura organizacional e os agentes do setor elétrico brasileiro
A Estrutura de um Sistema Elétrico de Potência Compreende:
- Confiabilidade
- Disponibilidade
- Qualidade da energia
- Segurança
- Conformidade
- Flexibilidade
- Manutenção
A distribuição de energia
Assim como ocorre com o sistema de transmissão, a distribuição é também composta por fios condutores, transformadores e equipamentos diversos de medição, controle e proteção das redes elétricas. Todavia, de forma bastante distinta do sistema de transmissão, o sistema de distribuição é muito mais extenso e ramificado, pois deve chegar aos domicílios e endereços de todos os seus consumidores.
Os sistemas elétricos são tipicamente divididos em segmentos, como:
- Geração;
- Transmissão;
- Distribuição;
- Utilização; e
- Comercialização.
A oferta da energia elétrica aos seus usuários é realizada por meio da prestação de serviço público concedido para exploração à entidade privada ou governamental. As empresas, que prestam serviço público de energia elétrica, o fazem por meio da concessão ou permissão propiciados pelo poder público.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o Brasil conta com mais de 77 milhões de Unidades Consumidoras (UC), do total de UCs brasileiras, 85% são residenciais.
Pode-se dizer, por fim, que o setor de distribuição é um dos mais regulados e fiscalizados do setor elétrico, além de prestar serviço público sob contrato com o órgão regulador do setor, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a própria Agência edita Resoluções, Portarias e outras normas para o funcionamento adequado do setor de distribuição, sendo muito rigorosa com sua fiscalização.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
1 – UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. USP. O Sistema Elétrico.
2 – UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Graduação em Engenharia Elétrica. Análise de Sistemas Elétricos de Potência 1. [S. l.], 2020.
3 – HELDT , VINICIUS. ANÁLISE DE ATIVIDADES DE MONTAGEM EM SUBESTAÇÕES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE ALTA TENSÃO. [S. l.], 2016.
4 – AGÊNCIA NACIONAL DOS CONSUMIDORES DE ENERGIA. ANACE. O caminho da energia elétrica. [S. l.], 29 ago. 2019.
5 – FRANZIN, Mércia Branco. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE: Consumo Consciente de Energia Elétrica. [S. l.], 2014. ISBN 978-85-8015-079-7.
6 – IDEC. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROGRAMA DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE. Avaliação da qualidade do serviço de fornecimento de energia das Concessionárias e Permissionárias Brasileiras. [S. l.], 2018.
7 – CCEE. Câmera de comercialização de energia elétrica. Com quem se relaciona. [S. l.], 2019.
8 – ABRADEE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. A DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA. [S. l.], 2018.
9 – OLIVEIRA, Fabricio Bonfim Rodrigues de. Redução de perdas de sistemas de distribuição através do dimensionamento ótimo de banco de capacitores via entropia cruzada. [S. l.], 2016.
10 – BARBOSA, Joaquim de Oliveira et al. GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. [S. l.], 2013.
11 – ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST. [S. l.], 2016.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .