Importância e Objetivos da Higiene do Trabalho
Publicado por INBRAEP em 18 de novembro de 2020
Você sabe qual é a importância e os objetivos da Higiene do Trabalho? De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde está associado ao completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças. Sendo assim, a saúde ocupacional seria a ausência de desvios de saúde causados pelas condições de vida no ambiente de trabalho. Quanto mais sólidos forem os processos de medicina e higiene do trabalho relativos a uma determinada atividade laboral, mais completa será a saúde ocupacional.
Apesar da história do trabalho não ser a mais positiva, durante muitos anos houve quem se preocupasse com a saúde dos trabalhadores. No entanto, ainda faltava um rigor técnico-científico e, por isso, algumas iniciativas foram tomadas para contribuir com a prevenção de doenças e para oferecer um ambiente de trabalho mais salubre, ou seja, um ambiente que contribui mais para a saúde.
A Higiene no Trabalho é a ciência cujos objetivos são reconhecer, avaliar e controlar os riscos provenientes do trabalho. Esses riscos são fatores decorrentes do ambiente ou processos produtivos utilizados que podem provocar acidentes e afetar a saúde, o conforto ou a eficiência do trabalhador. Portanto, é preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornem satisfatórios. Nessas mudanças, se faz necessário resgatar o valor humano.
Já a segurança do trabalhador durante o desenvolvimento de suas atividades necessita, principalmente, de medidas por parte das empresas, que visem o treinamento e a conscientização dos mesmos.
É necessário que fique claro que não se deve associar Higienização com Higiene de Trabalho, a higienização tem relação com descontaminação, sanitização e desinfecção, podendo ser, por exemplo, práticas de higiene pessoal.
Objetivos da Higiene do Trabalho
A Higiene do Trabalho tem alguns objetivos principais, são eles:
- Eliminação das causas de doenças profissionais;
- Aumento da produtividade;
- Propor as medidas preventivas de acordo com os riscos encontrados; e
- Controle das exposições inadequadas à agentes ambientais.
Etapas da Higiene do Trabalho
Para que a Higiene do Trabalho tenha total eficácia, ela deve conter os seguintes passos:
- Antecipação;
- Reconhecimento;
- Avaliação; e
- Controle.
Cada um destes termos representa uma função importante dentro da Higiene do Trabalho e devem ser seguidos com eficácia.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05 sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
Com Êxito. Princípios de Higiene do Trabalho e de Medidas de Controle dos Riscos. Brasil.[ s. n.], 2016.
MENEGUETI, Cláudia et al. Princípios Gerais de Higiene do Trabalho. [S. l.]: CDF TREINAMENTOS, 2020.
RODRIGUES, Claudinei. NOÇÕES BÁSICAS DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO. SP: ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA, 2017. v. Volume Único.
ARAÚJO, Felipe et al. Princípios Gerais de Higiene do Trabalho e Medidas de Controle. Aula 5 de CIPA. ed. Brasil: [s. n.], 2015.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .