Ignição dos Gases de Incêndio
Publicado por INBRAEP em 24 de junho de 2021
Você sabe como ocorre a ignição dos gases do incêndio? Sabe quais são os sinais de aviso desse fenômeno? E quais são as possíveis medidas de prevenção contra esse tipo de fenômeno de ignição? A ignição dos gases do incêndio é um fenômeno disparado pelo fornecimento de energia numa mistura de fumaça e comburente.
A principal diferença entre a ignição dos gases do incêndio para outros tipos de fenômenos do incêndio está na força disparadora do fenômeno, que neste caso está na condução dos gases do incêndio, os quais podem se deslocar do recinto original para outros cômodos através de pequenas frestas ou ocos existentes na edificação até encontrar uma fonte de calor.
É importante lembrar que tal fenômeno poderá ocorrer sem a necessidade de qualquer abertura no compartimento, pois estando em um ambiente com oxigênio o único elemento faltante para desencadear a combustão é uma fonte de ignição.
Sinais
Os principais sinais do fenômeno de ignição dos gases do incêndio são a presença de fumaça às vezes muito distante do foco e a fumaça branca durante o rescaldo. No entanto, mesmo que a fumaça apresente pouca fuligem, ainda assim, é possível que ocorra uma ignição explosiva ou não explosiva.
Normalmente, após pouco tempo de suspensão, parte da fuligem desce e a fumaça clareia, porém, os gases do incêndio continuam inflamáveis, bastando que uma fonte de calor seja suficiente para deflagrá-los.
Medida de prevenção contra a ignição dos gases do incêndio
Uma das medidas mais eficientes para evitar a ignição dos gases do incêndio é não permitir o seu acúmulo no ambiente.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
CBMDF, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. COMPORTAMENTOS EXTREMOS DO FOGO. Lembretes da teoria Técnicas de uso de esguicho. Brasília, 2009.
Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina. Tópicos introdutórios: ciências do fogo / Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Organizado por Marcos Alves da Silva. — 1. ed. — Florianópolis, 2018. 52 p.
OLIVEIRA, Marcos. ESTUDO SOBRE INCÊNDIOS DE PROGRESSO RÁPIDO. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2005.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .