Primeiros Socorros em casos de Ferimentos no Tórax
Publicado por INBRAEP em 24 de fevereiro de 2021
Você sabe o que é um trauma torácico? Sabia que existem diferentes agentes causadores de ferimentos no tórax? E sabe quais são as condutas que devem ser seguidas nessas emergências? Os ferimentos em geral são caracterizados por lesões, também conhecidos como traumatismos, que podem ser de diferentes proporções, desde um pequeno corte ou escoriação de possível atendimento doméstico, até acidentes violentos com traumas múltiplos e complicações.
Quando tratamos de ferimentos no tórax, é necessário cuidados redobrados pela equipe de primeiros socorros, pelo fato de se tratar de uma região com funções vitais. Desta forma, é importante compreender os tipos mais comuns de ferimentos no tórax, seus agentes causadores e as possíveis condutas diante dessas emergências.
Tipos de ferimentos no tórax
Os ferimentos no tórax são traumas que estão relacionados a diferentes situações de emergência, desde uma condição de conflito com armas, até acidentes do cotidiano, como acidentes de trânsito, domésticos e de trabalho. Nesse sentido, os traumas torácicos podem ser classificados em ferimentos contundentes e ferimentos perfurante ou penetrantes. Acompanhe a seguir as características desses ferimentos no tórax:
- Ferimentos contundentes:
Os ferimentos no tórax produzidos por agentes contundentes são chamados de contusão torácica. Um agente contundente é todo instrumento mecânico utilizado em ações violentas como de pressão, compressão e descompressão, causando traumatismo no organismo. Como exemplos de agentes contundente, temos os agentes contundentes ativos e os agentes contundentes passivos:
- Agentes contundentes ativos: São todos os instrumentos utilizados para alguma ação violenta, ou seja, o agente se move em direção a vítima; e
- Agentes contundentes passivos: São situações onde o corpo da vítima se projeta em direção do agente contundente.
- Ferimentos perfurantes ou penetrantes:
No caso dos ferimentos no tórax, com agentes perfurantes ou penetrantes, o agente causador que produz a ferida é geralmente fino ou pontiagudo, capaz de perfurar a pele e os tecidos. Acompanhe a seguir os tipos de ferimentos perfurantes ou penetrantes:
- Perfurocontusa: Ocorre quando o agente causador da ferida é de superfície romba, ou seja, que não é necessariamente pontiagudo;
- Perfurocortante: Ocorre quando o agente causador possui superfície de contato laminar ou pontiagudo; e
- Transfixantes: Consiste em um ferimento no qual o agente causador penetra e atravessa tecidos e órgãos, entrando e em seguida saindo do corpo da vítima.
Primeiros Socorros em Ferimentos no Tórax:
É importante ressaltar, que em qualquer situação de lesão no tórax, deve-se solicitar imediatamente o Serviço Médico de Emergência, pois trata-se de traumas em regiões vitais do corpo. Portanto, os primeiros socorros à vítima de ferimentos no tórax devem levar em conta as circunstâncias do acidentado e do ambiente em que se encontra.
No caso um atendimento prévio de vítima com ferimento no tórax, deve-se considerar uma série de condutas para que não cause maiores complicações no acidentado. No caso da vítima estar em um local de fácil acesso para chegada do resgate de urgência, as principais condutas a serem seguidas são:
- Solicite imediatamente o Serviço Médico de Emergência;
- Monitore a vítima e o ambiente do ocorrido;
- Tranquilize a vítima caso esteja consciente;
- Não dar nada para o acidentado beber ou comer; e
- É necessário à vítima de traumatismo torácico a máxima atenção possível, sob observação permanente, até a chegada do socorro médico especializado.
Por outro lado, caso o acidentado esteja em uma zona muito afastada ou que o contato com o Serviço Médico de Emergência esteja bastante comprometido. Nestes casos, é recomendado algumas condutas como forma de evitar maiores complicações no estado de saúde da vítima, enquanto o resgate especializado não chega ao local. Acompanhe a seguir alguns desses procedimentos:
- É necessário ter cautela e buscar manter a calma;
- Inspecione cuidadosamente a área lesionada;
- Monitore a região do ferimento;
- O ferimento deve estar visível e, para isto, pode ser necessário cortar as roupas da vítima;
- Evite ao máximo movimentos desnecessários com a pessoa acidentada;
- Monitore os sinais vitais, respiração, pulso e pele;
- Caso o acidentado esteja consciente, ele deve ser deitado sobre o lado ferido, em posição decúbito lateral;
- Se a vítima estiver inconsciente, deve ser deitada em posição de decúbito dorsal;
- Caso tenha acesso, utilize uma gaze estéril ou pano limpo para realizar a limpeza, cuidadosamente, da superfície lesionada para a remoção de corpos estranhos livres e detritos;
- Se por acaso ser um ferimento aberto no tórax, é recomendado a realização do curativo de três pontas, onde um dos lados do curativo não seja fixado;
- Não dar nada para o acidentado beber ou comer; e
- No caso de primeiro socorros com vítimas de ferimentos penetrantes no tórax, em que o agente causador continua encravado na vítima, é importante que jamais seja retirado o agente causador.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
Brasil, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
ZANETTE GZ, et. al. Perfil epidemiológico do trauma torácico em um hospital referência da Foz do Rio Itajaí. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2019.
CROCE, Delton e JR. Delton Croce. Manual de Medicina Legal. São Paulo: Saraiva, 2012. 8ª Edição.
ILHAN M, et al. A penetrating dorsal thoracic injury that is lucky from every aspect: A case report. International Journal of Surgery Case Reports, 2016.
SIATE, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência. Manual do Atendimento Pré-Hospitalar. Ferimentos, Curativos e Bandagens: Corpo de bombeiros PR, Paraná, 2011.
MEDEIROS, Geraldo Antônio. Ferimentos Penetrantes de Tórax. Ferimentos, São Paulo, 2017.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .