Primeiros Socorros em casos de Estado de Choque
Publicado por INBRAEP em 1 de julho de 2020
Você sabe o que é o estado de choque? O estado de choque ocorre quando o sistema circulatório não consegue fornecer oxigênio suficiente para os tecidos do corpo. Dessa forma, os órgãos deixam de funcionar corretamente e causam riscos à vítima. É preciso chamar o atendimento médico para tratar casos como estes, pois o choque é um evento pré-terminal em muitas doenças.
Sinais e sintomas:
- Pulso fraco e rápido;
- Respirações curtas, rápidas e irregulares;
- Pele pálida, úmida, pegajosa e fria;
- Suor na testa e na palma das mãos;
- Frio, chegando às vezes a ter tremores;
- Náusea e vômito;
- Fraqueza;
- Tontura;
- Sede;
- Extremidades frias e arroxeadas;
- Queda da pressão arterial;
- Olhar indiferente e profundo com pupilas dilatadas,
- Agitação;
- Medo (ansiedade);
- Respostas insatisfatórias a estímulos externos;
- Perda total ou parcial de consciência;
- Taquicardia.
Ao notar que uma pessoa está em estado de choque, é preciso chamar imediatamente o serviço de emergência e iniciar os procedimentos de primeiros socorros. Alguns procedimentos recomendados são:
- Afrouxar suas roupas no pescoço, peito e cintura para facilitar a respiração e circulação;
- Deve-se observar o pulso da vítima. Durante o estado de choque o pulso apresenta-se rápido e fraco.
- É necessário observar se ela não está sentindo frio e perdendo calor. Se for preciso, a vítima deve ser agasalhada com um cobertor, casacos ou semelhantes.
- Com a vítima consciente, é necessário tranquilizá-la, mantendo-a calma. Permanecer junto a ela para lhe dar segurança e para monitorar alterações em seu estado.
O estado de choque pode ocorrer em diversos casos e, dependendo da circunstância, deve ser acompanhado pelas medidas necessárias. Por exemplo, se a vítima em estado de choque entra em parada cardiorrespiratória, a pessoa que lhe presta socorro deve iniciar a RCP, ou se possuir hemorragias, estas devem ser tratadas de acordo com os procedimentos adequados.
Concluindo, é possível perceber que o estado de choque é um fenômeno que pode ocorrer em diversas situações, e em todas elas a vítima deve ser atendida de maneira apropriada e receber auxílio da equipe de emergência.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
STONE, C. K.; HUMPHRIES, R. L. Current – Medicina de Emergência – Diagnóstico e Tratamento. 7. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.
IFRS, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Rio Apostila de prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros. Porto Alegre, 2015.
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (ES). Corpo de Bombeiros Militar. Curso de formação de brigadistas profissionais: Socorros de urgência. [S. l.: s. n.]
BRASIL, Ministério da Saúde.Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .