Primeiros socorros em casos de escoriações
Publicado por INBRAEP em 27 de janeiro de 2021
Você sabe o que são escoriações? Sabe quais são as principais causas e quais os sintomas dessas lesões? E sabe quais os tratamentos que devem ser considerados nessas situações? As escoriações são definidas normalmente como lesões leves e superficiais, muito comuns na infância e em acidentes com motocicletas, são caracterizadas pelos arranhões de quedas. Essas lesões não representam riscos a vítima, por outro lado, costumam ser dolorosas e podem ter complicações se não forem tratadas corretamente. As vítimas normalmente apresentam essas lesões em locais como os cotovelos, joelhos, canelas, tornozelos e nas extremidades superiores.
Sinais e Sintomas
Em relação aos sinais e sintomas das escoriações, por serem normalmente lesões leves e superficiais, elas apresentam:
- Feridas resultantes de atritos, como quedas;
- Lesões normalmente simples e superficiais, como os arranhões;
- Desconforto e dor;
- Sangramento discreto; e
- Risco de infecção, pois a superfície causadora normalmente é suja.
Causas e Tratamentos
Normalmente, as escoriações acontecem por acidentes em ambientes do cotidiano como em casa, na rua ou na escola. Nestes casos, podemos tratar essas lesões da seguinte forma:
- Lavar bem as mãos com água e sabão antes de tratar a ferida;
- Limpar cuidadosamente a região da ferida com água corrente e sabão neutro;
- Secar a lesão com um pano limpo;
- Se por acaso a lesão não esteja sangrando, pode deixar descoberta;
- No caso de sangramento, proteja o local com gaze ou curativo, deixando sempre espaço para ventilação;
- No caso de escoriações mais graves e profundas a vítima deve ser encaminhada para o atendimento médico especializado; e
- É importante ressaltar também que, se no decorrer dos dias a ferida apresentar rubor, dor e calor local, ou ainda, secreção purulenta ou odor fétido, é preciso que um profissional de saúde avalie.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2003.
JAY, Kitty. Everything You Should Know About Skin Abrasions: Medically reviewed by Stacy Sampson, DO. Healthline , [s. l.], 2018.
CBMEG, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. Manual operacional de bombeiros: resgate pré-hospitalar /. – Goiânia: – 2016.
FRANÇOSO, Lucimar Aparecida; MALVESTIO, Marisa Amaro. MANUAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS NAS ESCOLAS. PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO: Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde. CODEPPS., São Paulo, 2007.
SANTINI, Gislaine Izelli; MELLO, Doutora Josiane Medeiros de. PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES APLICADOS AO AMBIENTE ESCOLAR. Secretaria de Estado da Educação: Programa de Desenvolvimento Educacional, Campo Mourão, 2008.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Escoriações, Feridas, Lesões, Leves, Quedas, Superficiais, Tratamento