Equipamentos e Funcionamento do Sistema Hidráulico Preventivo
Publicado por INBRAEP em 14 de agosto de 2023
Você conhece os equipamentos do Sistema Hidráulico Preventivo?
Nos pontos de Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) podem ser encontrados um conjunto de componentes que auxiliam no combate a incêndio:
- Esguicho: É um dispositivo pelo qual a água sai da mangueira. E este equipamento pode ser de dois modelos: o regulável e o não-regulável.
- Reservatórios de água: O Reservatório de água é um equipamento que abastece o Sistema Hidráulico Preventivo e sua função é fornecer água para o combate ao incêndio. Seu modelo pode ser de reservatório elevado ou reservatório inferior.
- Bombas de incêndio: A bomba de incêndio principal é um equipamento do Sistema Hidráulico Preventivo que deve ser ligado à rede elétrica ou a um gerador de energia. Ela é uma bomba hidráulica cuja função é recalcar, ou seja, encher e soltar rapidamente a água, fazendo a pressurização.
- Tubulações: As tubulações do Sistema Hidráulico Preventivo são tubulações hidráulicas que levam a água do reservatório para as mangueiras. Para que haja pressão nas tubulações, a água passa pela bomba de incêndio, que dará a pressão necessária.
- Painel de Sinalização de bombas de incêndio: No Sistema Hidráulico Preventivo, para controle das bombas de incêndio (principal e reserva) deve haver um painel de controle.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
1 – SECRETARIA DO ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. Normas de Segurança Contra Incêndio IN7. SISTEMA HIDRÁULICO PREVENTIVO – SHP, [s. l.], 29 out. 2022.
2 – SECRETARIA DO ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. TERMINOLOGIA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. IN 004, [s. l.], 31 jan. 2018.
3 – NORMA BRASILEIRA. ABNT. ABNT NBR 16704. Conjuntos de bombas estacionárias para sistemas automáticos de proteção contra incêndios – Requisitos, [s. l.], 2019.
4 – NORMA BRASILEIRA. ABNT. NBR 14870. Esguicho para combate a incêndio – Parte 1: Esguicho básico de jato regulável, [s. l.], 2013.
5 – SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA, CORPO DE BOMBEIROS . ESTADO DE SANTA CATARINA. Normas De Segurança Contra incêndios. Sistema Hidráulico Preventivo, [s. l.], 2017.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .