Definição dos Fundamentos de Rede de Distribuição
Publicado por INBRAEP em 30 de setembro de 2021
Você já parou para pensar em como a energia elétrica chega até às nossas casas? Sabe o que define uma rede de distribuição de energia? Conhece os tipos de redes e suas variadas tensões?
Quando a energia elétrica sai de seus geradores, como das usinas hidrelétricas, eólicas, nucleares e outras, ela é transportada por uma grande rede de transmissão, composta por longos cabos e torres metálicas, que são responsáveis pelo trajeto dessa energia até as subestações de transformação. Essas subestações têm a função de baixar a tensão do nível de transmissão, de muito alto, para o nível de distribuição. Normalmente, as subestações são localizadas junto às empresas distribuidoras que possuem a permissão para levar essa energia de voltagens menores e mais seguras até às nossas casas, trabalhos e locais que costumamos frequentar.
Mas o que define as Redes de Distribuição?
As redes de distribuição são caracterizadas como o segmento do setor elétrico que, junto das subestações de transformação, é dedicado ao rebaixamento das tensões provenientes do sistema de transmissão, à conexão de centrais geradoras e ao fornecimento de energia elétrica ao consumidor. Nesse sentido, essa energia que é efetivamente entregue aos consumidores conectados à rede elétrica de uma determinada empresa distribuidora, podendo ser distribuída por uma rede do tipo aérea, que é suportada, por postes, ou do tipo subterrânea, com cabos ou fios localizados sob o solo, dentro de dutos subterrâneos.
Outra definição importante das rees de distribuição, são as divisões das tensões entre altas e baixas, que são geralmente as que mais utilizamos em nossas casas e em estabelecimentos. Estas tensões são subdivididas em redes primárias de distribuição e em redes secundárias de distribuição respectivamente.
As definições referente aos níveis de tensões podem ser encontradas em diferentes fontes como nas Normas Brasileiras Regidas (NBR), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela regulação dos serviços de distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que trabalham com a definições de:
- Baixa tensão
- Média tensão
- Alta tensão
No entanto, segundo a Norma Regulamentadora nº 10 as definições das tensões são divididas em três estágios, sendo:
- Alta tensão (AT)
- Baixa tensão (BT)
- Extra-Baixa Tensão (EBT)
Podemos compreender que, apesar de o termo Média Tensão ser frequentemente utilizado em Sistemas Elétricos de Potência (SEP), bem como na NBR 14039 e em outras fontes, a NR10 não faz menção a ele, limitando-se à definição dos intervalos de tensão em apenas três estágios.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Redes de Distribuição. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes procedimentos envolvendo as redes, tipos de riscos aos quais poderá estar exposto, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de Redes de Distribuição.
Referências
ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A Distribuição de Energia. Segmentos de Distribuição, Brasília, 2019.
ABRADEE, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Redes de Energia Elétrica. Setor Elétrico, Brasília, 2019.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Redes e Linhas de Distribuição. Redes e linhas de distribuição, Brasília, 2010.
ELETROBRAS , Amazonas Energia. MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO. PROJETOS DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO AÉREAS URBANAS, Brasil, 2012.
J., Neves dos Santos; J., Rui Ferreira. Redes de Distribuição Energia Elétrica em Baixa Tensão. Instalações Eletricas , [s. l.], 2004.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Ramal de Ligação. Ramal de Ligação. Brasília, 2012.
TRISUL, Universidade. Como é feita a distribuição de energia elétrica no Brasil?. A distribuição de energia elétrica no Brasil deve seguir regulamentações e normas técnicas para atingir o seu objetivo com excelência., [s. l.], 2020.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Regulação dos Serviços de Distribuição. Brasília, 2018.
NR 10, Norma Regulamentadora. SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, [s. l.], 2019.
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14039. Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV. Brasil, 2005.
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5410, Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Brasil, 2004.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .