Conservação e Guarda dos EPIs
Publicado por INBRAEP em 21 de outubro de 2019
Levando em consideração todos os riscos que os trabalhadores podem encontrar durante a realização de suas atividades, são fornecidos os EPI’s que estabelecem a proteção à saúde do usuário e, por isso, devem ser testados e aprovados pela autoridade competente para comprovar sua eficácia. Eles devem ser lavados e guardados corretamente para assegurar maior vida útil e estabelecerem uma proteção eficaz para o trabalhador.
Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.
É importante lembrar que quando os equipamentos são utilizados de forma inadequada, eles se tornam desconfortáveis e podem expor o trabalhador a diversos riscos, podendo até mesmo causar acidentes. De uma forma geral, os trabalhadores devem ter os seguintes cuidados com os equipamentos de proteção individual:
- A lavagem dos equipamentos deve ser cuidadosa, por isso não é autorizado pressionar o tecido do EPI de forma que possa desgastar;
- É necessário fazer a limpeza somente com sabão neutro;
- Alguns EPI’s podem ser armazenados em embalagens após sua higienização
- Os equipamentos não devem ficar de molho;
- Dependendo do EPI, ele poderá ser limpo com um pano úmido ou até com papel toalha.
Além disso, é fundamental que os trabalhadores verifiquem as recomendações do fabricante ou o manual do EPI para manusear, higienizar e conservar os equipamentos de forma correta, pois apesar das recomendações gerais, alguns podem ter atribuições específicas.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências
ENIT. NR 6 – Portaria MTb n.º 877, de 26 de outubro de 2018 . D.O.U, 2018.
COMGAS. BOOK DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. [S. l.: s. n.], 2017.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DEFESA VEGETAL. Manual de Uso Correto de Equipamentos de Proteção Individual. SP: [s. n.], 2008.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .