Conheça quais são as classes de espaços confinados
Publicado por INBRAEP em 25 de julho de 2022
Você sabia que existem diferentes tipos de espaços confinados? De acordo com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos – NIOSH, eles são divididos em classes A, B e C.
Classe A
Apresenta uma atmosfera imediatamente perigosa à vida e à saúde (IPVS), ou seja, uma dessas três características:
– Concentração de oxigênio inferior a 16% ou superior a 25% ao nível do mar.
– Inflamabilidade de 20% ou mais do Limite Inferior de Explosividade (LIE).
– Toxicidade igual ou superior ao que a OSHA ( Administração da Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos) indica como sendo uma concentração IPVS do gás ou substância que está no ambiente.
Classe B
Apresenta uma atmosfera perigosa, mas não IPVS. Ou seja, é possível que o trabalhador desenvolva doenças ou lesões caso não adote as medidas de proteção adequadas. Os espaços de classe B se caracterizam por ter uma ou mais das seguintes características:
– Apresentar um nível de oxigênio de 16.1% a 19.4% ou de 21.5% a 25% ao nível do mar.
– Ter um nível de inflamabilidade entre 10% a 19% do Limite Inferior de explosividade (L.I.E.).
– Toxicidade abaixo da encontrada em uma atmosfera IPVS, mas ainda acima do limite de exposição de longo prazo permitido pela OSHA.
Classe C
Seu potencial perigo não chega a ser realmente significativo e não requer modificações nos procedimentos de trabalho.
Apresenta um nível de oxigênio de 19.5% a 21.4% ao nível do mar.
– Inflamabilidade é de 10% ou menos do Limite Inferior de explosividade (L.I.E.).
– Toxicidade abaixo do limite de exposição de longo prazo permitido para cada gás, estabelecido também pela OSHA.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados através da implantação de medidas de proteção, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.
Referências
1 – NIOSH, National Institute for Occupational Safety & Health. Criteria for recommended standart – working in confined spaces. Washington – D.C. 1979.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .