Conheça os transformadores das Redes de Distribuição
Publicado por INBRAEP em 28 de julho de 2022
Você sabia que os transformadores estão entre os principais componentes das redes de distribuição? Sabe como é a estrutura de um transformador? A energia que circula pelos postes está em uma tensão muito mais alta do que a tensão que utilizamos em nossas casas, sendo assim, é necessário o uso de transformadores para alterar o valor dessa tensão para o mais adequado.
Estrutura dos transformadores
Em relação a estrutura dos transformadores que compõem as redes de distribuição, eles são caracterizados por dois componentes principais, o núcleo e o enrolamento:
- Núcleo: É o circuito magnético do transformador, responsável por transmitir a corrente de um enrolamento para outro; e
- Enrolamento: É definido como o conjunto das espiras que constituem um circuito elétrico, monofásico ou polifásico (geralmente trifásico), de um transformador. Ou seja, são as bobinas feitas de fio de cobre, que são normalmente subdivididas em enrolamento primário e enrolamento secundário.
Quando tratamos dos tipos de transformadores, eles geralmente são classificados em transformadores monofásicos ou transformadores trifásicos:
- Transformadores Monofásico: São constituídos por apenas um enrolamento de fase em cada tensão (primária e secundária);
- Transformadores Trifásicos: São constituídos de pelo menos três enrolamentos de fase em cada tensão (primária e secundária).
Normalmente, os transformadores que vemos fixados nos postes das ruas são trifásicos, que recebem a energia que vem da subestação e que possuem uma potência de transformação maior do que os monofásicos.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Redes de Distribuição. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes procedimentos envolvendo as redes, tipos de riscos aos quais poderá estar exposto, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de Redes de Distribuição.
Referências
1 – ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5458 – Transformador de Potência – Terminologia. Brasil, 2010.
2 – ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5440 – Transformadores para Redes Aéreas de Distribuição. Brasil, 2014.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .