Conheça o que são Valas
Publicado por INBRAEP em 18 de julho de 2022
Você sabe o que são valas e para que elas servem? Segundo a NBR 12266, vala é uma abertura feita no solo por processo mecânico ou manual, com determinada seção transversal, destinada a receber tubulações. Ou seja, são escavações no solo que apresentam uma determinada largura e profundidade e cuja função é receber os tubos por onde passam substâncias como água e esgoto.
Tendo em vista que o interior das valas é considerado um espaço confinado, todos os trabalhos que nele são realizados devem obedecer ao estabelecido na NR-33. Por isso, é essencial que sejam identificados os riscos antes que o trabalhador adentre esse ambiente.
Entre os riscos que podem ser encontrados nos trabalhos no interior de valas, estão:
Soterramento: pode ocorrer por causa de um desmoronamento do solo ou pela falta de um escoramento adequado. Para evitar esse tipo de acidente é preciso que os taludes da vala sejam devidamente escorados.
Deficiência de oxigênio pode causar inconsciência, enquanto a presença de gases nocivos pode gerar intoxicação. Para se prevenir desses riscos é preciso realizar a medição de gases antes de adentrar o ambiente para verificar a concentração de cada substância. Os resultados podem definir o tipo de respirador a ser utilizado, que deve ser fornecido ao trabalhador de acordo com o serviço executado.
Quedas com diferença de nível: podem ocorrer devido à falta de sinalização do local e também devido à ausência de EPI’s e EPC’s. Para evitar esses acidentes, é preciso sinalizar e isolar adequadamente o local onde pode acontecer a queda, utilizar escadas para entrar e sair das escavações, e fazer uso do cinturão paraquedista ligado a uma linha de vida e sistema de ancoragem.
Queda de materiais: pode ocorrer caso haja equipamentos ou materiais muito próximos à borda da vala. Para se prevenir, deve-se inserir um guarda-corpo nas bordas da vala e utilizar o tipo de capacete adequado ao risco.
Ruídos: podem ser causados pelas máquinas utilizadas na execução dos serviços nas valas, e podem causar danos à audição do trabalhador. Para se proteger é necessário utilizar protetores auriculares.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR – 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados através da implantação de medidas de proteção, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.
Referências
1 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12.266 – Projeto e execução de valas para assentamento de tubulação de água esgoto ou drenagem urbana – Procedimento. Rio de Janeiro, 1992.
2 – MARTINHO, Manuel. Valas e escavações: mitigar a perturbação e impacto. O INSTALADOR. Lisboa, 2019.
4 – MTE, Ministério do Trabalho e Emprego. Guia técnico da NR-33. SIT/DSST/CGNOR. Brasília, 2013.
5 – Serviços Social da Indústria. Departamento Nacional. Manual de segurança e saúde no trabalho para escavação na indústria da construção / Serviço Social da Indústria. Brasília: SESI/DN,2019.
7 – NAKAMURA, Juliana. Trabalho em espaços confinados exige controle rigoroso.
8 – TORRECILHAS, Arthur Ribeiro et al. Aprimoramento da análise preliminar de riscos (APR) integrada ao diagrama de Ishikawa para prevenção de riscos em procedimentos operacionais da construção civil: aplicação da ferramenta APRi em uma obra de saneamento no processo de assentamento de tubulação adutora de água.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). Conheça o que são Valas. Santa Catarina: Equipe INBRAEP, 18 de julho de 2022. Disponível em: https://inbraep.com.br/publicacoes/conheca-o-que-sao-valas/. Acesso em: 8 de abril de 2025.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Espaços Confinados, NR-33, Valas