Conceito e Importância da Inspeção de Segurança
Publicado por INBRAEP em 5 de novembro de 2021
Você sabe qual a importância de realizar a inspeção de segurança? As inspeções são a parte do controle de riscos que tem como propósito efetuar vistorias nas áreas e meios de trabalho, para prevenir, descobrir e corrigir situações que comprometam a segurança dos trabalhadores. Para que tenha total eficácia, ela precisa ser planejada e a primeira etapa é definir o que se pretende com a inspeção e como fazê-la. Quando bem processadas e envolvendo todos os que devem assumir sua parte de responsabilidade, as inspeções atingem seus objetivos, que são por exemplo:
- Possibilitar a determinação de meios prevencionistas antes da ocorrência de acidentes;
- Ajudar a fixar nos trabalhadores a mentalidade da segurança e da higiene do local de trabalho;
- Encorajar os próprios trabalhadores a agirem inspecionando o seu ambiente de trabalho;
- Melhorar o entrelaçamento entre o serviço de segurança e os demais departamentos da empresa.
Existem diversas situações que podem ser consideradas um risco em potencial, como:
- Falta de uso de Equipamentos de Proteção Individual como capacete, botas, luvas e máscaras de proteção;
- Ausência de Equipamentos de Proteção Coletiva, como sinalização de segurança, cadeados para bloqueio e etiquetagem;
- Manutenções preventivas de máquinas e equipamentos que não estão em dia; e
- Trabalhadores cansados e desatentos.
A maioria dos acidentes de trabalho ocorrem pela junção de um ou mais fatores. Por isso, as inspeções devem fazer parte da rotina das indústrias continuamente e tudo deve ficar registrado para que as mudanças, sendo elas preventivas ou corretivas, sejam colocadas em prática e as medidas implantadas sejam fiscalizadas no futuro.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
Peixoto, Neverton Hofstadler. Curso técnico em automação industrial: segurança do trabalho. – 3. ed. – Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria : Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, 2010. 128 p.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .