Causa e Prevenção de Incêndios
Publicado por INBRAEP em 26 de agosto de 2020
Você sabe quais são as causas de incêndio e como preveni-las? Temos hoje vários fatores preventivos contra incêndios, e entre eles estão:
- a elaboração de normas e leis sobre edificações e suas ocupações;
- controle de materiais combustíveis e inflamáveis;
- controle de manutenção para máquinas e equipamentos em geral;
- sistemas elétricos; e
- inspeções de risco.
Todos esses fatores tem como objetivo detectar situações propícias para o surgimento e alastramento de um incêndio. É importante preservar o local do incêndio, procurando não destruir possíveis provas nas operações de combate. Dessa forma, os peritos poderão determinar, com maior facilidade, a causa do incêndio.
As causas dos incêndios podem ser classificadas em duas, as causas naturais causadas por fenômenos da natureza e as causas artificiais causada pela ação direta do homem, e as causas artificiais podem ser divididas em duas categorias: acidental e proposital:
- Acidental: Quando o incêndio é proveniente de um descuido do homem, muito embora ele não tenha intenção de provocar o acidente. Esta é a causa da maioria dos incêndios.
- Proposital: Quando o incêndio tem origem criminosa, ou seja, houve a intenção de provocar o incêndio.
Exemplos de origens de incêndios:
- Fogos de Artifícios;
- Velas acesas;
- Aparelhos eletrodomésticos em curto circuito;
- Instalações Elétricas Inadequadas;
- Pontas de Cigarros acesas; e
- Vazamento de Gás ou materiais inflamáveis.
Prevenção de Incêndios:
A prevenção é o conjunto de medidas que visam evitar que o acidente ocorra, prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los. A prevenção de incêndios engloba toda uma série de cuidados e medidas que vão desde a distribuição de equipamentos para combate a incêndios até qualificar pessoas para que possam atuar em focos iniciais de incêndio. Prevenir é a palavra de ordem e todos devem colaborar, é mais importante evitar incêndios do que apagá-los.
Prevenção de Acidentes com Eletricidade:
Qualquer edificação possui um projeto de circuito elétrico e nele há o dimensionamento automático do disjuntor de proteção, que serve para proteger os elementos existentes no circuito caso ocorra uma corrente de pico maior que o limite suportado pelo mesmo. Quando ocorre uma sobrecarga e esse sistema de proteção não funciona, uma corrente de curto circuito eleva a temperatura derretendo a fiação podendo causar o início de um incêndio.
Sistemas de proteção contra descarga atmosférica – SPDA ou Para-raios
O pára-raios é um dispositivo responsável pela proteção de descargas elétricas atmosféricas, proveniente de raios, para o solo. Este dispositivo é instalado no alto da edificação e a função ampla de um sistema de proteção contra raios é proteger estruturas e impedir que pessoas sejam feridas ou até mortas. Várias medidas de prevenção podem ser tomadas, entre estas podemos citar:
- Não solte balões, pois estes podem provocar grandes incêndios;
- Não solte fogos de artifício;
- Nunca jogar líquidos inflamáveis: gasolina, álcool, e outros nos ralos, uma vez que estes podem causar acúmulo de gases provocando explosões; e
- Procure nunca avivar chamas de churrasqueiras e braseiros jogando álcool ou outros inflamáveis.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. estes cursos, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
HEALTH, SAFETY AND ENVIRONMENT. Gov.uk. Fire safety: General fire safety hazards. UK – Reino Unido, 2020.
COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS. POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ. CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO – CSCIP. Paraná, 2018.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO (DO RIO DE JANEIRO). PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO: Causas de Incêndio. RJ, 2008.
COSTA, Alberto Carvalho. Manual de prevenção e combate a incêndio do HUUFMA/ SOST/ EBSERH: Causas de incêndio. São Paulo, 2006.
RODRIGUES , Alexandre. Entenda como funciona e como se analisa os principais equipamentos de proteção contra incêndios – manual completo. POA-RS, 2009.
COMISSÃO TRIPARTITE PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO DO SETOR ELETRICO NO ESTADO DE SP. Manual de combate a incêndio. São Paulo, 2017.
RUDY, John. Fire Protection: A Complete Approach – Occupational Health & Safety: There are six critical components to a workplace fire safety program. [S. l.], 2012.
FIOCRUZ. Prevenção de Incêndio. RJ, [ca. 2018].
DEHN INTERNATIONAL. Lightning Protection System. [S. l.], 10 ago.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .