Capacidade de carga dos cabos de aço, cintas e correntes
Publicado por INBRAEP em 8 de junho de 2023
Você conhece a capacidade de carga dos cabos de aço, cintas e correntes? Ao falarmos de acessórios que auxiliam na movimentação e elevação de cargas, é importante destacar a capacidade de cada um para manusear com segurança os materiais. Por conta disso, conhecer a capacidade de carga dos cabos de aço, cintas e correntes é indispensável para quem realiza este tipo de serviço.
- Cabos de aço: Esse acessório de manuseio e transporte de cargas não é tão durável, sendo que o limite de temperatura é de aproximadamente 100ºC. Ao contrário da corrente, por exemplo, não é flexível. Porém, a sua rigidez pode ser vantajosa se for forçado por uma abertura ou utilizado debaixo de uma carga. Não é recomendado que seja enrolado em volta da carga, pois poderá deformá-la.
- Cinta: Em comparação com os cabos de aços e correntes, as cintas são mais leves. Destacam-se por ser, também, flexíveis e, de certa forma, macias, o que não compromete a parte superficial da carga. Para a sua utilização, é importante entendermos que existem três tipos de cintas em uso: trançado plano, redondas e de fibra. Em locais sem proteção adequada, pode ser suscetível a cortes, principalmente, em cantos vivos, ou seja, afiados.
- Corrente: A grande vantagem da corrente é a sua durabilidade, flexibilidade e comprimento ajustável. Um outro fator que destaca a sua utilização é a ampla temperatura, suportando climas de -40ºC a pelo menos 200ºC. Nessa temperatura, não ocorre degradação. No entanto, é considerada cara e, dependendo do grau utilizado, é pesado. Quando falamos em grau agora, trata-se do nível de esforço máximo, e não sobre a qualidade.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-11 sobre Procedimentos para Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Rochas Ornamentais. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os principais riscos dessas operações e as medidas para proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores e para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho no comércio e na indústria de beneficiamento, transformação, movimentação, manuseio e armazenamento de chapas rochas ornamentais. Para mais informações, acesse o curso de NR-11.
Referências
1 – REVISTA LOGÍSTICA. Componentes para elevação. São Paulo.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Cabos de Aço, Capacidade, Cintas, Correntes, NR-11