Importância da Caixa de Primeiros Socorros
Publicado por INBRAEP em 12 de junho de 2020
A maioria das pessoas tem uma caixa de primeiros socorros em sua casa ou trabalho. A presença deste item é importantíssima, pois tem um papel fundamental em casos de inconvenientes. Nas empresas, é obrigatório o uso de caixas de primeiros socorros conforme as normas.
Portanto, as empresas necessitam de pelo menos uma pessoa que tenha conhecimentos sobre a utilização e as medidas a serem tomadas em caso de um acidente. A caixa de primeiros socorros deverá conter alguns itens básicos que necessitam estar organizados a fim de facilitar o uso no caso de uma emergência. Alguns itens necessários são compressas de gaze, rolos de atadura de crepe ou de gaze, esparadrapo, entre outros.
Além disso, devemos estar atentos para que todos os frascos estejam rotulados e para que os instrumentos pontiagudos como pinças e tesouras estejam embalados de forma adequada, assim como as ampolas. Os medicamentos também devem ser sempre vistoriados para verificar o prazo de sua validade. Os que tiverem os prazos vencidos deverão ser inutilizados e substituídos por outros novos.
Como podemos perceber, os componentes da caixa de primeiros socorros são itens básicos que serão necessário para qualquer tipo de atendimento em caso de acidentes, sendo que em sua grande maioria são apresentadas secreções, sangue e outros. Portanto, é fundamental estarmos preparados com uma caixa de primeiros socorros.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
BRASIL, Norma Regulamentadora nº 7, de 08 de junho de 1978. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
SENAC. Primeiros Socorros: como agir em situações de emergência – 3.ed. – São Paulo: Senac.
PAS Campo. Boas práticas agrícolas para produção de alimentos seguros no campo: cuidados com higiene e limpeza, segurança e manutenção. – Brasília, DF : Embrapa Transferência de Tecnologia, 2005.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .