Análise Preliminar De Riscos – APR
Publicado por INBRAEP em 26 de outubro de 2021
Você sabe o que é a APR? É uma técnica que consiste em identificar eventos perigosos, suas causas e consequências e estabelecer medidas de controle de forma preliminar, sendo utilizada como primeira abordagem do objeto de estudo. Em um grande número de casos ela é suficiente para estabelecer medidas de controle de riscos.
Quando houver uso de Máquinas e Equipamentos, o objetivo da APR, além de conhecer a tarefa, é verificar se os mesmos estão em conformidade com a NR 12 – Máquinas e Equipamentos. O foco da APR são todos os perigos ou eventos indesejáveis.
Logo após, é feita uma avaliação qualitativa dos riscos associados, identificando, desta forma, aqueles que requerem priorização. Além disso, são sugeridas medidas preventivas ou mitigadoras dos riscos, a fim de eliminar as causas ou reduzir as consequências dos cenários de acidente identificados. O grau de risco é determinado por uma matriz de risco gerada por profissionais com maior experiência na unidade, orientada pelos técnicos que aplicam a análise.
Responsabilidade do SESMT e Supervisores responsáveis pelo trabalho
- Assegurar que os trabalhadores tenham pleno conhecimento do conteúdo da análise preliminar de risco – APR e suas obrigações na execução do trabalho;
- Prestar orientações técnicas necessárias às equipes de campo, de forma a assegurar a efetiva aplicação da análise preliminar de risco – APR; e
- Assegurar que a análise preliminar de risco – APR esteja sendo efetivamente aplicada.
Desenvolvimento:
A análise preliminar de risco (APR) deve ser minuciosamente estudada e elaborada de maneira compreensível a todos envolvidos. Para a elaboração de uma boa análise preliminar de risco é recomendável sempre buscar o máximo de informações com o supervisor e a equipe responsável pela realização do trabalho, é muito importante sempre realizar uma visita ao local onde o trabalho será executado.
Dessa forma, se obtêm mais detalhes sobre o serviço, facilita na compreensão para melhorar o desenvolvimento da APR – Análise Preliminar de Risco.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
USP. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Análise preliminar de risco – APR ou APP (de perigo). [S. l.], 2020.
VICON. Vicon. O que é APR – Análise Preliminar de Riscos e NR12 Máquinas e Equipamentos. [S. l.], 12 mar. 2017.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .