O que são Alarmes de incêndio?
Publicado por INBRAEP em 2 de junho de 2020
Você sabe qual a importância dos alarmes de incêndio? O alarme de incêndio é o sistema responsável pela informação de todos os usuários envolvidos em uma determinada área da iminência da ocorrência de um incêndio ou no princípio do mesmo. O melhor método de defesa contra ameaça de incêndio é detectar seu foco antecipadamente. Os Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio são compostos de alguns elementos básicos:
Central de Alarme e Detecção: Os alarmes de incêndio são equipamento destinados a processar e controlar os sinais provenientes dos circuitos de detecção.
Painel Repetidor: Equipamento comandado pela central ou pelos detectores, destinado a sinalizar de forma visual e/ou sonora, no local da instalação, ocorrências detectadas pelo sistema.
Detector automático pontual: Dispositivo destinado a operar quando influenciado por determinados fenômenos físicos ou químicos que precedem ou acompanham um princípio de incêndio no lugar da instalação.
Acionador manual: Dispositivo destinado a transmitir a informação de um princípio de incêndio, quando acionado por alguém.
Indicação: Dispositivo que sinaliza sonora ou visualmente qualquer ocorrência relacionada ao sistema de detecção e alarme de incêndio.
Circuito de detecção: Circuito no qual estão instalados os detectores automáticos, acionadores manuais ou quaisquer outros tipos de sensores pertencentes ao sistema.
Circuito de sinalização e de alarme: Circuito no qual estão instalados os indicadores e avisadores. Os sinalizadores podem ser visuais, sonoros ou mistos.
Circuito auxiliar: Circuito destinado ao comando e/ou supervisão de equipamentos relativos à prevenção e/ou combate a incêndios.
Proteção necessária contra ação do fogo e defeitos: A proteção dos circuitos de detecção, alarme, sinalização e controles auxiliares deve ser incluída à central, à sua alimentação e à concepção da rede da fiação de interligação dos componentes.
Alarme geral: Permite simultaneamente a ativação de todos os alarmes de abandono de uma área ou de todo o prédio, incluindo a sinalização de abandono por meio de dispositivos especiais na central ou no campo, sem retardo ou confirmação de uma segunda pessoa.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista Básico de Prevenção e Combate a Incêndios. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
Soluções Industriais. Sistemas de Incêndio – Alarme de Incêndio. 2020. Brasil.
MESQUITA, Eduardo. Proteção contra incêndios e Explosões. Brasília, Equipe Técnica de Avaliação, Revisão, Linguística e Editoração. 2014.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .